O novo escritório do Grupo LATAM – resultado da fusão das empresas LAN Airlines e TAM Linhas Aéreas – foi projetado pelo escritório Andrade Azevedo Arquitetura e se destaca por integrar pessoas e departamentos provenientes de outras unidades.
“O edifício é o primeiro do grupo a apresentar esse conceito de ocupação, que busca motivar os colaboradores e, assim, torná-los mais produtivos”, explica a arquiteta Claudia Andrade.
O Grupo LATAM ocupa 10 andares do Edifício Espaço Empresarial Nações Unidas, em São Paulo, além da cobertura. Ao longo de toda essa área foi criado espaços colaborativos e estações de trabalho individuais e compartilhadas. Ambientes abertos e salas transparentes favorecem a troca de ideias entre os funcionários nos processos e atividades desenvolvidas pelo grupo”.
“Também criamos salas de reunião formais e informais; áreas de estar; de café; e áreas para atender o público externo”, relata a arquiteta.
O arquiteto Marcos Azevedo complementa: “o layout privilegiou a transparência. Como as salas são fechadas com vidro, elas permitem que um lado do andar enxergue o outro”.
A cobertura foi dividida em duas partes. De um lado, os arquitetos criaram uma grande varanda que conta com cafeteria e lanchonete, além de uma mesa para reuniões informais. Do outro, foi criada uma sala do conselho, que é uma área mais nobre com uma bela vista da cidade. No fundo há, ainda, um jardim interno.
Os arquitetos se preocuparam em apresentar um projeto que contemplasse as paletas de cores das duas empresas que se fundiram no Grupo LATAM, por isso o azul e o vermelho predominam em composição com o branco das mesas de trabalho.
O projeto de interiores também é marcado pelo uso de jardineiras em madeira com plantas espadas de São Jorge, ideais para ambientes fechados. Além de oferecer fácil manutenção, a vegetação traz brasilidade ao ambiente.
“O lugar é voltado para a avenida marginal e recebe um ‘banho’ de luz natural por ser cercado de vidro”, conta Azevedo.
A iluminação artificial é feita com luminárias eficientes de baixo consumo, com sistema LED. "Para propiciar conforto térmico, usamos persianas com película aluminizadas”, completa Andrade.
O terraço tem ventilação natural, e as áreas internas contam com ar-condicionado central, refrigerando todos os ambientes.
De acordo com Azevedo, um dos aspectos mais entusiasmantes do projeto do Grupo LATAM foi a possibilidade de fundir culturas diferentes de uma maneira efetiva e sem barreiras. "O uso do vidro traz clareza e ajuda a transmitir a essência dos proprietários”, declara Azevedo.
A arquiteta Claudia Andrade concorda: “a transparência foi uma premissa do projeto. O vidro ajuda a não bloquear a visão e a integrar as pessoas. Essa atmosfera faz com que o cliente, o colaborador e os funcionários sintam-se acolhidos”.
Escritório
Veja outros projetos relacionados
Termos mais buscados