O carpete modular serve de pano de fundo para as vibrantes cores utilizadas nas paredes e no mobiliário da nova Sede da Millward Brown Brasil, em São Paulo. Para estimular a criatividade dos colaboradores da empresa, o projeto arquitetônico, desenvolvido pelo escritório Olivo Gomes Arquitetos Associados, reúne conceitos de comunicação visual atrelados a ambientes de trabalho excepcionalmente descontraídos.
Parte do Grupo WPP, a Millward Brown é um instituto de pesquisa especializado na área de marcas, comunicação e mídia, cuja sede brasileira estava localizada na Alameda Santos, no bairro dos Jardins, até trocar de endereço, em 2014, para a torre Center 3 da Avenida Paulista.
Segundo as definições do arquiteto Olivo Gomes, o novo ambiente da corporação é completamente inovador, moderno e elegante, por utilizar soluções técnicas de ponta que otimizam as formas de trabalho, sem ultrapassar o orçamento. “O budget era bastante reduzido para o conceito do projeto, mas conseguimos atingir essas qualificações, respeitando a identidade do cliente”, afirma.
A nova Sede da Millward Brown Brasil possui 1.300 m², que estão distribuídos em dois andares do edifício. Basicamente, a ideia era projetar espaços descontraídos que proporcionassem maior interação entre os usuários, por isso, o projeto compreende apenas cinco salas para executivos, enquanto as estações de trabalho seguem abertas. A partir desse modelo, quebra-se a hierarquia típica dos ambientes corporativos, já que os diretores e o restante da equipe estão reunidos sem nenhuma divisão.
“Praticamente, o escritório inteiro é integrado, pois quase não existem salas fechadas, exceto as de reunião e de diretoria”, comenta Gomes.
No primeiro pavimento, encontram-se esses ambientes que exigem maior concentração, sendo três salas de reunião e uma área para o setor financeiro. Já o segundo piso acomoda as estações de trabalho, a cafeteria, o lounge e mais uma sala de reunião.
“O diferencial do projeto são essas áreas espalhadas em meio ao staff, que criam ambientes de descontração para os funcionários e permitem a eles novos ares de trabalho, além das mesas fixas”, conta Gomes em referência aos lounges, equipados com poltronas, banquetas e balcões. Para o profissional, com ambientes mais prazerosos e produtivos, as pessoas podem exercer suas atividades profissionais sem tanta formalidade.
Além da presença marcante das cores vermelha, laranja e, principalmente, da verde, que carrega a identidade da Millward Brown, o escritório corporativo aplicou um projeto de comunicação visual específico para as paredes. Nelas correm linhas retas e coloridas em múltiplas direções, que se entrecruzam em determinado momento, como uma corrente de dados, refletindo o universo mercadológico da empresa.
Outro detalhe da Sede da Millward Brown Brasil se deve ao teto, parcialmente sem forro, com instalações aparentes e luminárias pendentes presas às placas de gesso. “Esse resultado divide opiniões, inclusive dentro da empresa, já que alguns executivos consideram o projeto inacabado”, expõe Gomes.
O projeto arquitetônico Sede da Millward Brown Brasil conquistou o XII Grande Prêmio de Arquitetura Corporativa de 2015, na categoria Escritórios – Interiores Realizada. No ano anterior, também levou a 8ª edição do Prêmio AsBEA de Arquitetura, na qual concorria à categoria Arquitetura Corporativa e de Interiores.
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