Logo Construmarket
Banner

Escola NAVE

Escola NAVE
Na Escola Nave, o escritório Oficina de Arquitetura integrou necessidades arquitetônicas ao novo projeto educativo. Imagens: Fran Parente
Escola NAVE
Escola NAVE
Escola NAVE
Escola NAVE
Escola NAVE
Escola NAVE
Escola NAVE
Escola NAVE
Escola NAVE
Escola NAVE
Escola NAVE
Escola NAVE
Escola NAVE
Escola NAVE

Reforma pedagógica

Texto: Ana Marquez

A reforma do prédio da Escola Nave – Núcleo Avançado em Educação – localizada em um bloco de dois edifícios, onde funcionava o Centro de Distribuição de Linhas Telefônicas da OI, no Rio de Janeiro, teve o objetivo de implantar o novo projeto pedagógico da instituição. A ação é fruto da parceria entre o Instituto Oi Futuro e o Governo do Estado que busca assistir alunos do ensino médio do sistema público. “Nosso maior desafio consistiu em atender ao uso escolar e, ao mesmo tempo, isolar as áreas técnicas do Centro, pois é inviável a realocação total do antigo uso”, explica a arquiteta Ana Paula Polizzo, do escritório Oficina de Arquitetos.

Desde o início, a intenção do escritório ultrapassou a necessidade em atender apenas os compromissos pedagógicos e funcionais de uma escola, uma vez que todo o layout interno e fachadas foram revistos. “O primeiro passo foi entender o sistema de uso das áreas que deveriam permanecer isoladas e as atividades de manutenção e programação existentes. O isolamento veio a partir de um sistema próprio de circulação e acesso, que clareou as direções a serem adotadas nos demais setores de atividades escolares”, comenta Ana Paula.

Para suprir o quesito acessibilidade e a nova dinâmica do lugar, o próximo passo foi tomar conta dos espaços vazios deixados para a ocupação da escola. “Criamos um sistema independente de usos e circulações por meio da inserção de um edifício-escada que conecta os andares ocupados pelo novo uso”.

Fachada

“O edifício é constituído de estrutura de aço revestida por uma camisa de placas de chapas galvanizadas expandidas com diversos gradientes e nuances de transparência. A solução traz para a fachada principal um novo conceito, que reflete a reforma dos espaços e a adaptação ao novo uso”, conta a arquiteta.

Escritório

  • Local: RJ, Brasil
  • Início do projeto: 2008
  • Conclusão da obra: 2009
  • Área construída: 8.600 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados