Mind Makers é uma escola de codificação para crianças de 7 a 12 anos de idade. O escritório de arquitetura e design Studio dLux foi convidado para projetar a primeira unidade da marca, que está localizada no bairro nobre de Moema, na capital paulista.
O arquiteto Denis Fuzzi, autor do projeto arquitetônico e de interiores, conta que o desejo era construir um ambiente divertido e colorido para os alunos, promovendo a ideia de que toda a programação poderia ter sido feita pelos pequenos.
“O objetivo era criar uma escola de computação e robótica para crianças em um espaço alegre, com artifícios da arquitetura contemporânea, como a parametria e a interatividade”, conta Fuzzi.
O terreno de 320 m² era ocupado por um antigo salão de cabeleireiro e em 2016 tornou-se a Mind Makers, uma instituição de ensino com duas salas de aula, uma área de coworking para os pais das crianças, recepção, administração e uma sala de reuniões.
Os ambientes foram projetados para despertar a capacidade inventiva dos alunos. As salas de aula, em especial, foram pensadas para propiciar um aprendizado transformador e divertido.
Todo os espaços são ligados por um corredor com um grande teto paramétrico de madeira, formando um grande movimento sobre as pessoas que transitam pela passagem.
Durante a reforma, que durou apenas dois meses, não foram feitas intervenções estruturais.
Para o arquiteto, o grande diferencial da escola é o seu design irreverente. O uso da madeira e das cores vibrantes da marca definem a personalidade do projeto em cada canto.
A madeira laminada é o material predominante e colabora ainda mais para o frescor do ambiente. “Todo o mobiliário foi concebido e produzido especialmente para o projeto, para que painéis de monitor e mesas possam ser movidos, gerando diferentes configurações para as salas de aula”, menciona o autor.
A fachada da Mind Makers é o abre-alas da escola. É composta por um enorme painel laranja usinado em máquina CNC, com o desenho dos circuitos raspberry, iguais aos utilizados pelos alunos em sala de aula.
À noite, a entrada ganha um destaque diferente com iluminação e coloração marcante, que pode ser controlada por um aplicativo usado pelas próprias crianças.
Escritório
Veja outros projetos relacionados
Termos mais buscados