A galeria comercial voltada para uma das esquinas mais valorizadas de Porto Alegre combina elementos estruturais sóbrios e coloridos que a destacam visualmente.
Com projeto da OSPA Arquitetura e Urbanismo, este programa, destinado a 12 lojas, está distribuído em uma área de, aproximadamente, 1 mil m², implantado em um terreno que ultrapassa 4,2 mil m².
“A galeria foi projetada a partir de um balanço que fica a 1,5 m em relação ao passeio, sendo nivelada pela cota da parte posterior do lote. Essa pequena elevação, além de estabelecer uma relação hierárquica com a área de estacionamento frontal, permitiu uma melhor combinação tanto na questão visual como de uso, uma vez que se trata de um empreendimento bem em frente a uma avenida de trânsito intenso”, registra a equipe da OSPA.
Isso significa que o complexo implantado não conflita visualmente com os espaços de estacionamentos rápidos, tão marcados pelo tráfego intenso. A elevação possibilita, ainda, maior proteção às lojas e aos usuários que circundam pelo local.
A macroestrutura do complexo é bem peculiar à medida que tira proveito de materiais industrializados como o método construtivo em concreto pré-moldado, recurso de grande diferencial e que otimiza o tempo de execução. Ao mesmo tempo, o caráter comercial e de exceção tão exigido a este tipo de estabelecimento foi contemplado com o uso de forros de alumínio anodizado em várias cores, contrastando com a austeridade do concreto aparente.
“O grande desafio foi, justamente, trabalhar com a tecnologia do pré-moldado, fazendo uso de sua imagem crua e, ao mesmo tempo, transmitir a sensação de produto acabado ao usuário final”, destaca.
Escritório
Termos mais buscados