O MUY é um estabelecimento com dupla proposta: durante o dia funciona como um restaurante takeaway e à tarde como um buffet para refeições rápidas.Seu projeto arquitetônico foi desenvolvido pelo escritório Mestisso Arquitetura & Interiores com a intenção de criar um espaço acolhedor, onde as pessoas pudessem transitar livremente como se fosse a continuação de uma passarela, sem se sentirem obrigadas a entrar.
“Queríamos trazer o cliente para dentro do restaurante sem ele perceber”, reforça a arquiteta e sócia do escritório Merê Esteves, que concebeu o espaço junto com as colegas Andrea Lucchesi e Carolina Razuk.
A intenção das arquitetas era que o MUY – localizado em um shopping de São Paulo – tivesse a aparência de uma aconchegante rotisseria, o que foi alcançado através da combinação de materiais rústicos e um design contemporâneo.
Uma das maiores dificuldades encontradas pelas arquitetas na concepção do projeto dizia respeito à área disponível, de apenas 46 m². Esse espaço deveria acomodar uma cozinha, o buffet e o caixa. Além disso, o restaurante possuía três fachadas e somente uma parede disponível.
Como o proprietário do MUY gostaria que a produção estivesse em contato com o cliente, as arquitetas criaram uma praça fria, estrategicamente posicionada na divisa com o buffet de comidas, do lado de fora da cozinha. Este espaço, por sua vez, foi instalado na fachada menos favorecida do shopping e ficou envolvido pela única parede do imóvel. “Ao invés de subir as paredes até o teto, soltamos o volume da cozinha como se fosse uma caixa, trazendo mais leveza ao espaço”, detalha.
A partir disso, as outras duas fachadas foram trabalhadas como um caminho a ser percorrido pelo cliente, que entra por uma delas para se servir e sai pela face frontal, apanhando as bebidas por último.
Para destacá-las, as arquitetas optaram por um aspecto mais leve, que transmitisse a ideia de movimento. Esse resultado foi obtido através da estrutura de aço, cortada em formato quadrangular, cujos vazios ora são mantidos, ora são preenchidos por caixas de madeira freijó – que servem de vitrine para decoração –, enquanto a logomarca do MUY está inserida em uma caixa maior, com iluminação direcionada. “O contraste entre os materiais traz um aspecto mais contemporâneo”, enfatiza Esteves.
Pintado na cor preta, o forro destaca o projeto de iluminação, que traz uma luz mais aconchegante proveniente dos spots, enquanto a prateleira em volta da geladeira de bebidas recebe uma iluminação com fita de LED para destacar os nichos. Já no buffet, as luminárias pendentes dão um charme a mais ao espaço.
Escritório
Termos mais buscados