Logo Construmarket
Banner

Mercado dos Peixes

Mercado dos Peixes
O Mercado dos Peixes, em Fortaleza, foi reformado com o objetivo de resgatar o potencial paisagístico do local e incentivar o consumo do pescado. Imagens: Divulgação
Mercado dos Peixes
Mercado dos Peixes
Mercado dos Peixes
Mercado dos Peixes
Mercado dos Peixes
Mercado dos Peixes
Mercado dos Peixes
Mercado dos Peixes

Em harmonia com a praia

Texto: Ana Marquez

O Mercado dos Peixes de Fortaleza (CE) – tradicional ponto de venda de frutos do mar da cidade – foi recentemente revitalizado pelos escritórios Arcosanti Arquitetura, Esdras Santos Arquitetura e Fausto Nilo Arquitetura.

O objetivo era resgatar o consumo do pescado, incentivar o turismo e criar uma área de contemplação para o mar, criando assim zonas de sombreamento.

“Queríamos produzir um edifício com linguagem moderna, deixando de lado as características puramente praieiras, uma vez que se trata de uma área extremamente urbanizada e cosmopolita da capital cearense”, relata o arquiteto Ricardo Muratori, do escritório Arcosanti Arquitetura.

Reforma do zero

O antigo mercado era um edifício em ‘L’ que bloqueava a visão do mar e usava a praia apenas como área de serviço e higienização. A venda de peixes já acontecia no local de forma improvisada, sem as condições de higiene e conforto adequadas.

“Demolimos totalmente a última edificação e criamos uma outra opção de utilização do projeto, aumentando seu coeficiente de uso, inclusive no período noturno”, conta Muratori.

A cobertura metálica funciona como estrutura amenizadora de insolação e compõe parte da fachada Foto: Divulgação

O revestimento que predomina agora após a reforma são as pastilhas de cerâmica, em função das exigências de higiene para a comercialização e consumo do alimento. A estrutura é metálica, os brises são de alumínio e o piso é de concreto na área de venda e de madeira ecológica no piso do deck.

A cobertura metálica, feita com brises de alumínio, além de funcionar como estrutura amenizadora da insolação, compõe também uma quinta fachada de qualidade vista dos prédios e hotéis da orla.

Sem bloqueio

A abertura dos visuais e a criação de um deck de contemplação da enseada do Mucuripe foi um dos destaques do projeto. “Invertemos a posição dos box de venda, que deixaram de ser paralelos ao mar, para compor pavilhões perpendiculares, criando possibilidade de percurso e acesso ao deck e a praia”, comenta Muratori.

O projeto de iluminação valoriza sobretudo a cobertura de brises em alumínio e as tesouras metálicas. Além disso, uma iluminação voltada para o mar permite ver os barcos pesqueiros durante a noite.

Escritório

  • Local: CE, Brasil

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados