O novo supermercado da Rede Super, em Cachoeira do Sul (RS), foi concebido para conversar com o cliente de maneira descontraída e transformar a ida à loja em um passeio. A cor amarela, característica da marca, serve de pano de fundo à ambientação, enquanto o jogo de volumes confere movimento e dinamismo ao empreendimento.
O projeto arquitetônico do “Amarelinho” – como é conhecido na região – foi desenvolvido em parceria pelos arquitetos Gabriel Bachilli, Aglaia Cerri e Fernanda Demarco, do escritório AC Arquitetura Integrada, em parceria com a publicitária Marta Aran e a designer Julia Lucian, da ACMA Design Visual e Comunicação.
A harmonia volumétrica e colorista envolve com um todo o salão de vendas da Rede Super, driblando a maior dificuldade durante a construção, que era fechar a proposta de fachada com a orientação solar.
Como o supermercado precisava ser comunicativo, focando na relação próxima com o cliente, a fachada precisava transmitir transparência. Assim, foi usado vidro combinado a blocos de concreto rebocado. Esse “truque” libera parcialmente a visão para o interior e desperta a curiosidade das pessoas que transitam pela calçada, convidando-as a entrar na loja.
A cor vermelha trabalha em conjunto com a amarela, e entrou como marcação pontual em marquises e em uma tela metálica que esconde as janelas do administrativo. Para complementar, os brises metálicos pintados de preto – produzidos na própria obra pela construtora DM Construções e instalados na frente – foram ligados à marquise mais baixa para proteger do sol que incide durante a tarde.
A comunicação visual se misturou à arquitetura. As letras em caixa alta comunicam os corredores com diferentes desenhos e cores nos forros.
O projeto de interiores foi desenvolvido para que os clientes visualizassem o supermercado como um todo. O jogo de volumes e cores de forro, em conjunto com a comunicação visual, resultou em uma ambientação mais agradável.
Os ambientes de vendas são demarcados por forros, com diversas intersecções entre si, e cores que demarcam cada setor. “Graças às intersecções, os limites não são rígidos e dão a sensação de liberdade para que o cliente transite na loja. Conseguimos eliminar aquela divisão clássica de setores”, contam os autores.
Na perfumaria, localizada no “coração” da loja, foram criadas duas pétalas circulares de forro rebaixado, onde uma iluminação específica valoriza os produtos em destaque.
Um forro alto com frisos iluminados foi escolhido para a área de acesso da loja. As paredes de perímetro receberam adesivos que, além de trabalhar a comunicação visual, foram fundamentais para a ambientação geral do supermercado.
“Como parte da ambientação é feita por meio da comunicação visual, nas paredes de perímetro, temos adesivos com textos e ilustrações que são inspiradas em selos e carimbos. Os refletores que iluminam esses elementos são um diferencial”, mencionam os responsáveis pelo projeto do Rede Super.
Para quebrar um pouco o colorido e trazer um clima mais aconchegante, uma textura amadeirada foi usada na padaria. Já nas bancadas de horti e congelados, cores e designs mais ousados criam uma atmosfera leve.
Gôndolas, balcões e checkouts são pretos, com a intenção de valorizar a cor dos produtos. Para acompanhar, o projeto de mobiliário seguiu a linha preta e amadeirada, todo executado em mdf – com estrutura interna metálica em alguns casos, para garantir maior resistência.
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