Projetado para se tornar o maior shopping da região centro-oeste, o Passeio das Águas chama a atenção desde a fachada, toda estruturada com painéis pré-moldados de concreto e desenhos que remetem às plantações de cana de açúcar – insumo mais produzido na região.
Localizado na área norte da capital goiana, o empreendimento possui design inspirado nos elementos da natureza. Seu estudo conceitual foi idealizado pelo escritório português Sonae Sierra, que contratou a Orbi Pro Arquitetos para o desenvolvimento dos projetos básicos.
A entrada é composta por duas marquises de 12 metros de altura. De acordo com Carlos Medina, arquiteto responsável, o design diferenciado pode ser confirmado em todos os elementos estruturais, tanto nas coberturas quanto nos acabamentos. “Um pórtico no centro do edifício serve de suporte para as imagens das borboletas que marcam vários elementos do design de interiores”.
O coração do shopping é a praça de alimentação com pé-direito alto, localizada no primeiro pavimento. “Ela se integra ao entorno através de uma grande fachada totalmente envidraçada”, destaca. “Na área externa ligada à praça foram previstos seis restaurantes voltados a um boulevard de pedestres, com mesas ao ar livre”. Este espaço a céu aberto terá acesso pelo estacionamento do shopping para facilitar a entrada das pessoas.
Com estrutura moldada in loco, o shopping foi composto por elementos de piso e forro diferenciados. Por isso seus corredores são curvos e amplos. Além disso, a aplicação de elementos zenitais – grandes aberturas de vidro nos fechamentos e coberturas – garantiu a entrada de luz natural no empreendimento.
Pensando na preservação do meio ambiente e no conforto dos usuários, o shopping foi projetado com soluções sustentáveis, que visam economia de água e energia. Além da iluminação natural, Medina acrescenta ‘a implantação do reuso de água, junto a um sistema de gerenciamento de energia’ e a conquista da certificação verde ISO 14001 (gestão eficaz de aspectos ambientais); e da OHSAS, que reconhece as boas práticas de saúde ocupacional e segurança do trabalho.
Para garantir mobilidade e acessibilidade a todos o shopping possui mapas táteis que localizam os principais pontos: o chão é sinalizado, faixas de pedestres são niveladas e as placas, traduzidas para braile. A setorização dos estacionamentos é organizada com cores e todas as escadas possuem indicação em braile. Os sanitários, por sua vez, são adaptados a portadores de necessidades especiais.
“Um cubo d'água gigante abrigará uma área infantil e um aquário real com peixes na praça de alimentação. Ao redor do aquário foi implantado mobiliário desenvolvido especialmente para as crianças”, ressalta o arquiteto. Os banheiros são decorados com piscinas, aquários, borboletas e garrafas d’água. “Peixes e bolhas foram a inspiração para os apliques nas paredes e tecidos exclusivos das poltronas do fraldário”, conclui.
Escritório
Termos mais buscados