O projeto da Casa Ilhas, localizada na praia gaúcha Xangri-lá, foi idealizado pelo escritório Manifesto Arquitetura levando em conta a humanização da área externa de lazer e a integração com seus espaços internos. Pensando nisso, ela foi construída voltada para o interior, com dois blocos sobrepostos em forma de L. “A integração dos ambientes é total, priorizando a relação com seu pátio interno. O estar possui pé-direito duplo, intensificando a sensação de amplitude e a relação entre os espaços”, destaca o arquiteto Rodrigo Maya.
Com, aproximadamente, 450 m² a casa litorânea é leve e espaçosa, com detalhes arquitetônicos que valorizam sua volumetria simples e minimalista. As áreas, bastante amplas, são bem iluminadas e arejadas com ventilação natural. Seus cômodos íntimos estão instalados no bloco superior e a cobertura vegetal é formada por diversas espécies de plantas. “Instalamos o telhado verde visando menor impacto ambiental e melhor conforto térmico para os proprietários. Isso contribui com a eficiência energética da edificação por meio da redução do uso de ar-condicionado”, explica o arquiteto.
Todos os ambientes do bloco superior possuem forros de concreto aparente. Para garantir melhor efeito estético às passagens internas, foram instaladas portas sem guarnições. “Usamos apenas marco com negativo em relação à alvenaria – solução bonita e prática dentro de uma linguagem minimalista e limpa”. Com perfil de alumínio – tipo cantoneira – e pintura eletrostática branca, os rodapés foram embutidos no reboco.
“O sistema construtivo é simples, mas precisou de cuidados, como a escolha da vegetação, do substrato, do sistema de drenagem e, principalmente, do impermeabilizante” conclui.
Escritório
Termos mais buscados