Logo Construmarket
Banner

Retiro das Pedras

Retiro das Pedras
Neste projeto, o arquiteto Leonardo Rotsen partiu da declividade natural do terreno para criar uma casa toda voltada para a paisagem montanhosa de Brumadinho. O resultado é uma morada receptiva, que convida à contemplação e ao convívio. Imagens: Jomar Bragança
Retiro das Pedras
Retiro das Pedras
Retiro das Pedras
Retiro das Pedras
Retiro das Pedras
Retiro das Pedras
Retiro das Pedras
Retiro das Pedras
Retiro das Pedras
Retiro das Pedras

Vista única das montanhas

Texto: Juliana Bernardino

Na casa Retiro das Pedras, em Brumadinho (MG), a sensação é de paz e plenitude. Com seus ambientes voltados para um horizonte que parece não ter fim e para as montanhas da região, a morada de 620 m² é extremamente acolhedora e contemplativa.

Projetada por Leonardo Rotsen em 2010, a residência foi atualizada em 2019, quando o mesmo arquiteto foi convidado a expandir o deck, que agora conta com solarium, redário, banco flutuante e spa. Totalmente estendido à paisagem, esse ambiente funde-se com sutileza e perfeição ao interior da casa, começando pela área gourmet e sala de jantar e chegando à sala de estar, mais ao fundo.

Segundo a arquiteta Helena Dayrell, que integra o time do escritório Leonardo Rotsen Arquitetura, o anexo conformou perfeitamente a arquitetura existente e deu maior uso à área de maior vida da casa. “Neste projeto, a arquitetura não tem conflito com a natureza, elas conversam bem e funcionam como complementares”, reforça Dayrell.

Além da reformulação do deck, a reforma propôs melhorias no espaço gourmet, como o aumento da bancada, e criou o lago de carpas sob a escada com a função de trazer maior conforto térmico à área social.

A casa conta com dois pavimentos. No primeiro, ficam áreas de uso comum como estar, jantar, adega, solarium, cozinha e área de serviço. No pavimento superior, ficam os dormitórios e o estar íntimo. Há, ainda, um pavimento intermediário onde há um patamar da escada e garagem.

Materiais naturais

No projeto de interiores, assinado pelo mesmo escritório, foi priorizado o uso de materiais naturais, como madeira, pedra moledo e mármore travertino. A mistura de elementos torna o ambiente mais acolhedor e caloroso.

De acordo com Rotsen, a casa mistura o estilo moderno do arquiteto com a cobertura em telhado, uma solicitação dos clientes. Os amplos beirais controlam a insolação do oeste e permitem a interação com a vista de forma agradável.

Escritório

  • Local: MG, Brasil
  • Conclusão da obra: 2019
  • Área construída: 620 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados