De uma antiga casa de final de semana, localizada em Vinhedo (SP), nasce outra mais contemporânea, a Residência L5QF, que segue o mesmo propósito da primeira: ser um lugar para reunir a família. Nas mãos do escritório Gabriel Bampa Arquitetura, a varanda – tal como era na edificação anterior – ganhou o status de protagonista devido à dimensão e à estrutura em balanço.
O arquiteto Gabriel Bampa conta que a propriedade já pertencia à família da atual proprietária, tendo marcado boa parte de sua infância e adolescência. Com o passar dos anos, decidiram demoli-la para a construção de uma nova residência.
A intenção era considerar a memória afetiva que envolvia o terreno, sobretudo, em relação à varanda. “Ela foi mencionada diversas vezes pela cliente, tanto como referência da antiga casa como desejo para a nova. Por isso, a posicionamos no mesmo lugar, com a vista voltada para o lago e para a mata”, explica Bampa. Para valorizar ainda mais a paisagem, o escritório elevou a cota de nível.
De acordo com o arquiteto, o local determinou as principais coordenadas do projeto. A orientação solar, a paisagem, a frente extensa do terreno em aclive acentuado e a existência de um platô em nível intermediário guiaram a implantação da Residência L5QF.
A partir disso, a casa foi organizada em dois pavimentos. No térreo ficou a área de lazer, com espaço gourmet, piscina e playground, enquanto o pavimento superior foi dividido em duas partes: a área dos dormitórios e a área social. Além dos ambientes internos completamente integrados entre si (salas de estar, jantar, brinquedoteca e cozinha), eles também estabelecem um diálogo com a parte externa, sobretudo, com a varanda marcada por um grande volume em balanço de 4,5 x 17,5 m.
“Sua localização e desenho enquadram a paisagem singular do local e funcionam como extensão do espaço interno, bem como elemento que define o espaço do pavimento térreo”, detalha Bampa, acrescentando: “gostamos da leveza na arquitetura e essa estrutura traz isso.”
A Residência L5QF desfruta, ainda, de um espaço destinado à prática de esportes (quadra poliesportiva), que foi posicionado na parte posterior do terreno.
O projeto de interiores adota cores vibrantes no mobiliário e nos objetos de decoração com o objetivo de criar um ambiente despojado e contemporâneo. Em contrapartida, todos os materiais utilizados no projeto têm base neutra, como vidro, piso vinílico, cerâmica, laca, pedras sintéticas, fórmica; e nas fachadas, textura acrílica e acabamentos cimentícios.
Escritório
Termos mais buscados