Na reforma, com a valorização dos ambientes, o resultado foi de um projeto que marca um novo tempo para a empresa Sergio Camargo
Em 2014, o escritório SCAA - Sergio Camargo Arquitetos Associados foi convidado pela agência de propaganda Y&R, localizada em São Paulo, para desenvolver a reestruturação do seu projeto arquitetônico. O objetivo era trazer uma nova estética e funcionalidade ao projeto original, de 2003, projetado pelo NPC Grupo Arquitetura – escritório do qual o arquiteto Sergio Camargo foi sócio até 2009.
“Apesar das constantes adaptações, foi necessário estudar o edifício como um todo, atualizando o seu layout funcional, o sistema de ar-condicionado, os forros, a iluminação, as copas, os sanitários e, sobretudo, as áreas de convivência localizadas na cobertura e na área externa do térreo”, relata o arquiteto Sergio Camargo.
A marcação do sistema estrutural do edifício, que foi evidenciado pela cor bordô e o forro modulado em tom de preto, são alguns elementos que foram valorizados e destacados no projeto.
Aliado a esses elementos, o projeto luminotécnico cria a sensação de profundidade, do claro e do escuro, gerando assim uma nova dimensão para os forros, somando aos cheios e vazios da volumetria interna criada em 2003.
“Nossa escolha de materiais tinha também a função de facilitar a obra, uma vez que toda a reestruturação foi feita com o edifício em pleno uso. O resultado final é a dimensão e a sensação de profundidade e amplitude, ficando o ambiente interno mais integrado com a imagem exterior do edifício”, relata Camargo.
Na fachada, existia uma marcação estrutural do prédio original que era mais perceptível quando vista pelo exterior. Com isso, os arquitetos pintaram tudo o que era “esqueleto” em tons de preto a fim de contrastar com o vidro das janelas. Dentro, os pilares também foram matizados pela mesma cor, enquanto o restante da infraestrutura foi pintado na cor branca. À noite, pelo lado de fora, é possível perceber o jogo de elementos e a sua composição.
Para essa nova intervenção de 2015, os arquitetos buscaram criar uma ambientação interna que resolvesse o problema do pé-direito extremamente baixo do edifício, limitado pelo vigamento e pelas instalações de ar-condicionado. Como solução, optaram pelo uso de um tubo giroval aparente para a distribuição do ar de renovação do sistema de ar-condicionado.
Todo o sistema feito na primeira obra foi trocado na reestruturação. O escritório criou um sistema de duto na cobertura, que desce pela fachada, entre a laje e a pelo de vidro, para uma melhor distribuição do ar de renovação. No andar térreo, onde estão localizados a recepção e o hall de entrada, a entrada do ar se dá através de uma grelha instalada no piso.
Era preciso um piso que fosse de fácil manutenção e limpeza, mas que ajudasse também na questão acústica. Assim, o escritório optou pelo flotex da Forbo, que é feito de nylon flocado, e escolheram o neutro cinza claro. O piso agora funciona muito bem na composição acústica e ainda contribui para o trabalho realizado no forro.
“Após equacionar a questão do ar-condicionado, tivemos de resolver o problema da acústica. Para isso, usamos um forro de gesso termatex da AMF e um outro forro feito de madeira de reflorestamento e magnesita, o Heradesign. Este, por sua vez, é interessante: além de ter uma estética bastante agradável, refletindo uma boa tonalidade de cor, também conta com uma propriedade acústica e mecânica muito alta”, explica.
Na iluminação, foi necessário reformar do mesmo modo. O escritório repaginou a questão luminotécnica, trocando todas as luminárias e preferindo a luz indireta à luz direta, de modo a evitar o ofuscamento.
A composição estética dos espaços expressa a identidade da empresa em elementos como os painéis de madeira, os pilares, a grelha estrutural, as vigas e os revestimentos, entre outros. A paleta de cores da Y&R é marcada na marcenaria e no mobiliário.
A reforma cooperou para o bem-estar dos funcionários. O que antes era mais conceitual, com a cor branca integralmente presente, tornando os ambientes um pouco opressivos, hoje conta com a variação de cor, a volumetria e a ambientação do som. O espaço de trabalho ficou muito mais agradável.
“Na reforma, com a valorização dos ambientes, o resultado foi de um projeto que marca um novo tempo para a empresa”, finaliza o arquiteto.
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