Texto: Naíza Ximenes
A Casa Árbol é uma das três acomodações que compõem um complexo de hospedagens da cidade de São Francisco de Paula, no Rio Grande do Sul. Localizada entre as exuberantes paisagens da região dos Campos de Cima da Serra, conta com uma área de 50 metros quadrados. Seu projeto arquitetônico, assinado pelo escritório Íntegra Studio Arquitetura, foi idealizado para transcender o convencional.
O partido do projeto é a grande integração entre a arquitetura e as imponentes araucárias características da serra gaúcha. Suspensa entre as árvores, a construção fica em um local escolhido estrategicamente pelo proprietário, em meio à exuberante Mata Atlântica, proporcionando uma fusão única entre campo e floresta.
Com exterior envolto em madeira de eucalipto-cidró pintada com um acabamento em tom preto, a Casa Árbol destaca-se entre as árvores pelo grande contraste em meio à natureza circundante. Do lado de fora, é perceptível que a madeira é o material principal da obra, já que ela reveste até os mínimos detalhes— da caixilharia à passarela de acesso à casa.
O contraste proporcionado pelo acabamento preto fica ainda mais evidente quando comparado com a parte interna da casa, onde o compensado naval de pinus, inspirado na arquitetura escandinava minimalista, proporciona um ambiente claro e suave. A simplicidade na diversidade de materiais é uma característica marcante do projeto.
Uma vez dentro da residência, os hóspedes são recebidos por um espaço integrado que une cozinha, sala e varanda, criando uma atmosfera de convívio aconchegante. A inspiração, segundo os arquitetos, foi a arquitetura escandinava, minimalista. O banheiro, discretamente posicionado, e o quarto, no mezanino, completam o layout funcional da residência.
Na generosa varanda, conectada à sala de estar, o guarda-corpo é outro ponto alto do projeto. Isso porque ele é constituído por ripas de eucalipto que também atuam como um banco extenso, mesclando as grandes aberturas da casa com a mata e criando um ambiente amplamente utilizado durante todas as estações do ano.
A harmoniosa relação entre o exterior escuro e o interior iluminado revela-se como uma surpresa agradável para os visitantes, reforçando a proposta de integração da casa com a natureza circundante. A Casa Árbol não é apenas uma residência; é uma experiência imersiva que convida os hóspedes a desfrutar da serenidade das alturas de São Francisco de Paula.
Confira outros projetos de Íntegra Studio Arquitetura:
Escritório
Veja outros projetos relacionados
Termos mais buscados