Logo Construmarket
Banner

Casa da Feiticeira

Casa da Feiticeira
Assinada pelo HUS Arquitetos, a Casa da Feiticeira está estrategicamente inserida num lote em declive na estonteante praia de Ilhabela (SP). Imagens: Pedro Mascaro
Casa da Feiticeira
Casa da Feiticeira
Casa da Feiticeira
Casa da Feiticeira
Casa da Feiticeira
Casa da Feiticeira
Casa da Feiticeira
Casa da Feiticeira
Casa da Feiticeira
Casa da Feiticeira
Casa da Feiticeira
Casa da Feiticeira
Casa da Feiticeira
Casa da Feiticeira

Paraíso particular

Texto: Giullia Souza

Delicadamente inserida num lote às margens da Praia da Feiticeira, em Ilhabela (SP), esta residência é, na verdade, parte de um complexo privativo de 1200 m². Pensada para ser o refúgio de final de semana de uma família paulista, a Casa da Feiticeira tem projeto assinado pelo HUS Arquitetos.

Dentro de 400 m² de área construída, Marcelo Wendel e Rafa Zampini realizaram o desejo dos proprietários por meio de um programa sucinto, mas ideal em termos de conforto e capacidade para receber os amigos. Ainda nas premissas, estava a necessidade de uma construção bastante prática em relação à manutenção e segurança.

Partindo do básico e do essencial, a equipe idealizou o projeto pensando nos acessos, na praticidade, na paisagem natural e, inevitavelmente, nos desafios impostos pela posição do terreno, que se caracteriza por um intenso declive e localização privilegiada, ambos protagonistas no desenvolvimento estrutural.

Entendendo a planta

Com a fachada principal voltada para a vista da praia, a casa se assemelha a um grande pórtico de concreto. Os volumes do complexo edificado desenvolvem-se em diferentes níveis, permitindo uma decida mais viável até o mar, onde está localizado o cais de acesso aos barcos. Já o volume principal possui um pavimento térreo com rooftop de cobertura, um anexo que engloba o espaço para hóspedes e a habitação do caseiro.

A parte central do projeto é o grande deck externo posicionado a norte, onde a piscina de borda infinita divide atenção com o oceano. Esta fachada, que é a principal, é formada por grandes vidros e portas camarão que oferecem a possibilidade de transformar este lugar de interação com a natureza em um espaço intimista.

casa da feiticeira


Como o intuito era utilizar todos os níveis da melhor forma possível, os arquitetos transformaram a laje superior – antes em desuso – em outra área social com paisagismo, cujo acesso é feito por uma passarela metálica que liga a entrada principal de carros à cobertura da casa.

Para o projeto interiores, os autores optaram por cores presentes na natureza, enriquecendo a relação elementar de dentro e fora. Na lista de materiais marcantes, estão o vidro, o concreto e a madeira.

Escritório

  • Local: SP, Brasil
  • Conclusão da obra: 2018
  • Área do terreno: 1200 m²
  • Área construída: 400 m²
Veja outros projetos relacionados