Logo Construmarket
Banner

Casa c131

Casa c131
Projeto do escritório mf+arquitetos, a Casa c131 tem todos os seus ambientes conectados ao lazer. Grandes portas de vidro têm a função de integrar e isolar quando necessário. Imagens: Renato Moura
Casa c131
Casa c131
Casa c131
Casa c131
Casa c131
Casa c131
Casa c131
Casa c131
Casa c131
Casa c131
Casa c131
Casa c131
Casa c131
Casa c131
Casa c131
Casa c131
Casa c131

Caixa em balanço

Texto: Nuri Farias

Uma intrigante caixa em balanço apoiada na extensa fachada de madeira. É assim que o escritório mf+arquitetos caracteriza o projeto arquitetônico da Casa c131, localizada na cidade de Franca, interior de São Paulo. A residência tem essa característica, de o espaço térreo ser quase único. Somente o setor de serviço é um bloco separado Filipi OliveiraA residência tem todo o acesso principal integrado à área de lazer por meio de grandes painéis de vidro, os quais também cumprem a função de oferecer privacidade.

A pedido dos moradores, os arquitetos Mariana Garcia Oliveira, Filipi Oliveira e Lucas Gonçalves projetaram as portas de correr de forma que elas ficassem embutidas nas paredes, ampliando o contato com o exterior e com a área da piscina. Assim, onde quer que estejam, os pais conseguem observar os filhos brincando.

Programa integrado

No térreo, o programa da Casa c131 se resume em garagem, sala de estar, de televisão e de jantar, cozinha, banheiro, jardim externo integrado à piscina e área de lazer. Toda essa extensão conta com portas de correr, que, quando abertas, unificam os espaços e proporcionam ventilação cruzada por todos os ambientes internos.

No pavimento superior ficam os três dormitórios – todos suítes – e uma sala de televisão mais íntima para a família. Todos eles são voltados para o espaço de lazer dos moradores.

A integração é dada por meio de grandes painéis de vidro Foto: Renato Moura

A área de serviço é um bloco visível de concreto que fica separado da casa principal. “A residência tem essa característica, de o espaço térreo ser quase único. Somente o setor de serviço é um bloco separado”, conta o arquiteto Filipi Oliveira.

Materiais predominantes

A fachada da casa foi revestida em madeira para proteger o interior de quem passa pela calçada. Composta por ripas amadeiradas, a frente camufla o portão da garagem e até mesmo a porta de entrada. Os painéis que compõem a entrada formam um plano único que sustenta o balaço pesado que fica acima da volumetria.

O arquiteto Lucas Gonçalves explica que optaram pelos materiais básicos como concreto natural com ripas de madeira, concreto aparente, vidro e alumínio. “Usamos bastante concreto aparente na área gourmet, na churrasqueira e na lavanderia, ao mesmo tempo que equilibramos com a alvenaria”, completa a arquiteta Mariana Garcia Oliveira.

Escritório

  • Local: SP, Brasil
  • Área construída: 380 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados