Implantado em um dos pontos mais elevados de Belo Horizonte (MG), o edifício comercial Parque Avenida teve seu projeto arquitetônico assinado pelo escritório Torres Miranda Arquitetura.
Com 24.330 m², o terreno em que o empreendimento foi construído está localizado em uma área sujeita às Diretrizes Especiais do Entorno da Serra do Curral, a Diretriz Especial 3 (DE3), que trata dos lotes vizinhos à Avenida Raja Gabaglia. As edificações situadas ao longo dela devem adotar mecanismos que permitam a visualização regional da Serra do Curral.
O arquiteto Maurício de Miranda conta que em, razão de sua localização e cota altimétrica, o Parque Avenida sofreu grande restrição quanto à possibilidade de verticalização, uma vez que há um limite de altura de 30 m para qualquer edifício assentado naquele ponto. Diante disso, um partido horizontalizado se desenhou como solução para o projeto.
Os diferencias do edifício começam por seu terreno de grandes proporções que fica de frente para uma das avenidas mais nobres da capital mineira. “A solução de implantação proposta para o Parque Avenida dialoga com o entorno em uma atitude que vai além do pensamento arquitetônico na medida em que incorpora soluções de urbanismo”, expõe Miranda.
A criação de um eficiente sistema viário interno capaz de absorver rapidamente o fluxo de veículos que se destina ao empreendimento minimiza eventuais impactos no trânsito da avenida, além de oferecer cerca de mil vagas.
O arquiteto conta que os cerca de 220 m de extensão do edifício foram inicialmente divididos em três blocos e depois em dois, integrados por uma grande e agradável praça de convivência.
Com um exclusivo projeto de paisagismo, a praça tornou-se uma referência urbana para o conjunto, diferenciando-o ainda mais dos empreendimentos da cidade.
Tanto o projeto arquitetônico quanto o paisagístico dedicam extrema atenção à convivência social e à requalificação dos espaços urbanos. O complexo agrega bons serviços nos andares superiores das duas torres e no mall de lojas, que oferece diversificação e qualidade.
O Parque Avenida buscou certificação de sustentabilidade por intermédio do Selo AQUA da Fundação Vanzolini, e a solução das fachadas foi um dos aspectos que mais contribui para isso.
“A solução proposta para as fachadas busca interagir com a belíssima paisagem da Serra do Curral, em uma cuidadosa busca de harmonia e beleza”, conclui o arquiteto.
Escritório
Termos mais buscados