A estrutura principal da Casa no Jardim Paulistano, feita de concreto, orienta os três andares do projeto e os conecta. Construída em 2015 em um terreno com 370m², em São Paulo, a residência é de autoria do escritório gruposp.
“A organização do programa permitiu que construíssemos um espaço aberto entre os muros que dividem o terreno, com base no bloco central, que é fechado, e as duas paredes na lateral”, relata o arquiteto Alvaro Puntoni.
As fachadas são feitas de chapas microperfuradas. Logo na entrada, através dos panos de vidro, é possível visualizar por completo a residência. O projeto conta com uma grande varanda que dá acesso à biblioteca, que toma toda a extensão da parede da sala - que tem pé-direito duplo. Do outro lado tem um jardim vertical que abraça o espaço interno e é um dos destaques do projeto de paisagismo.
No centro da casa estão as áreas de convivência, como, por exemplo, as salas de estar e de jantar e dois dormitórios. Esses quartos estão em lados opostos um em relação ao outro e se conectam por meio da passarela, que também permite o acesso à estante de livros. Este espaço conta com projeto de iluminação zenital que ajuda a destacar o volume de concreto.
A estrutura combina materiais rústicos, como concreto e aço, fechamentos metálicos e revestimentos sóbrios, resultando em uma arquitetura simples. “Uma das coisas interessantes no projeto é que a casa fica quase escondida para as pessoas que passam na rua. Sua amplitude e transparência se faz por dentro”, comenta o arquiteto.
Todo o design de interiores foi feito em conjunto com a proprietária, levando em consideração alguns móveis que ela já tinha adquirido. “O espaço interno é quase neutro, as cores ficam por conta dos livros, dos objetos de arte e da história dos moradores”, conclui Puntoni.
Escritório
Veja outros projetos relacionados
Termos mais buscados