Localizada na cidade de Montenegro, no Rio Grande do Sul, a nova fábrica de tratores John Deere chama a atenção pela construção contemporânea, projetada pelo escritório GCP Arquitetos. “O projeto levou em conta os princípios corporativos da multinacional que preza pela qualidade e durabilidade. Ao mesmo tempo teve a intenção de criar a excelente relação das edificações com o ambiente natural, com os colaboradores e clientes”, destaca o arquiteto responsável Sergio Coelho.
A nova unidade de produção é composta por três prédios: administrativo, fabril e de tratamento de resíduos – distribuídos de maneira organizada no terreno. No anexo da administração da fábrica é possível verificar a relação da multinacional, especializada em máquinas e equipamentos para agricultura, com a natureza do entorno. “Essa relação é expressa simbolicamente com o uso de cantaria de pedra, aço patinado e madeira – materiais que combinam com os elementos naturais da terra”, ressalta. Um espelho d’água com uma ponte para passagem é o elemento de fachada que alinha com a curva, e se comunica com o hall - grandioso com pé-direito duplo.
Uma parede de vidro proporciona a quem está no hall uma vista considerável da área industrial e dos produtos. A unidade fabril foi projetada com linha de montagem flexível, que atende com facilidade o fluxograma de trabalho. Além disso, todo o projeto foi idealizado com grande preocupação ambiental. “Destacamos a iluminação natural, o reuso de água de chuva e de efluentes, tratado na irrigação da grande área de mata nativa conservada e áreas de vegetação reconstituída”, explica o arquiteto.
Os prédios foram projetados com estrutura mista – pilares em concreto pré-moldado, tesouras, vigas e terças – e fechamentos metálicos. “Esses fechamentos foram feitos com alvenarias de bloco de concreto estrutural até 4 metros. Desse ponto até a platibanda de cobertura, segue o fechamento metálico com aberturas de iluminação e ventilação de persianas de PVC translúcido”, destaca.
Escritório
Termos mais buscados