> > > Clube Tamboré Jaguariúna

Clube Tamboré Jaguariúna

Clube Tamboré Jaguariúna
A partir do terreno acidentado, clube familiar viabiliza-se em três blocos funcionais que desfrutam da bela vista do lago, oferecendo espaços abertos e integrados Foto/Imagem:Divulgação FGMF

Discreto e integrado à natureza

O projeto tira partido da topografia irregular. Ao final daquele terreno estreito, comprido e levemente em declive vislumbra-se o lago. Portanto, os três blocos desenhados para compor o elemento central de um clube familiar dialogam com essa paisagem a partir de espaços abertos e integrados.

“O lago em frente ao clube de certa forma dirige a implantação. As edificações colocam-se de maneira perpendicular às curvas de nível. São marcadas por pé-direito simples e estão semienterradas. Assim, são quase imperceptíveis pelo ângulo da entrada principal. A grande cobertura metálica com forro de madeira cobre o trio de volumes, tornando-se a única estrutura visível pelas ruas e, mesmo assim, com aparência delgada e vazia”, explica Rodrigo Marcondes Ferraz, arquiteto.

O acesso ao clube acontece propositalmente acima do bloco central, onde a vista avantajada para o lago se descortina. Em razão de situar-se dentro de um condomínio fechado, dispensa grades ou cercas – qualidade rara em projetos da mesma unidade.

Funcionalidades do programa

O programa básico compreende salão de festas, sala de fitness, brinquedoteca, espaços de serviços e vestiários, salão de jogos, SPA, piscinas, quadras esportivas e ampla área de convivência externa como solários e varandas que privilegiam a implantação proposta.

“Os volumes principais são todos em estrutura de concreto armado aparente com fechamentos ora em alvenaria pintada de preto, ora em vidros temperados sem caixilhos – para obter mais transparência. Já os brises metálicos na cor branca com espaçamentos variados têm a missão de proteger o interior das insolações, garantindo conforto térmico”, conta.

Paisagismo

O projeto de paisagismo foi bastante discutido e surgiu junto com a arquitetura. “O objetivo é integrar a paisagem e os elementos construídos. O que favorece é o programa formado por blocos, possibilitando à vegetação da rua subir para o prédio. No nível inferior, o jardim avança pelo espaço entre os blocos para total integração”.


Escritório

FGMF Arquitetos36 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2014
Área do terreno: 3.874
Área construída: 1.448

Tipo de obra:
Clubes
Tipologia:
Esporte

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow Desenhos e plantas

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo