A reforma do Salão Nobre do Anhembi Tênis Clube foi assinada pelo escritório Nagle & Cecco arquitetos associados, buscando respeitar o projeto original do edifício e suas características. "Apesar de propormos uma reformulação moderna, com adequação do ambiente e seus equipamentos, procuramos tomar diversos cuidados com o prédio de 1960", conta o arquiteto Angelo Cecco.
Uma das propostas do projeto de reforma era buscar a integração dos espaços internos do salão com o ambiente externo, o terraço e as quadras de tênis.
Segundo Cecco, todas as etapas do trabalho foram minuciosamente analisadas e discutidas. Isso tornou o trabalho mais longo e complexo, mas, ao mesmo tempo, propiciou um melhor custo-benefício para a obra, evitando comprometer a qualidade do Salão Nobre do Anhembi Tênis Clube.
Os materiais originais que caracterizam a arquitetura do prédio foram mantidos. Os demais foram escolhidos levando em conta a preocupação com eficiência e custos.
O arquiteto explica que os forros antigos foram todos substituídos, e que o jardim interno no projeto final tem participação positiva no ambiente. Além disso, o salão conta com ar-condicionado modernizado para trazer um clima agradável.
O forro do tipo nuvem ajudou no tratamento acústico, já que o pé-direito baixo do projeto original não foi reformado. “Mantivemos as características originais, mas alteramos alguns materiais, com tecnologia contemporânea”, completa Cecco.
O projeto de iluminação do Salão Nobre do Anhembi Tênis Clube foi pensado de maneira a servir a diferentes usos, por exemplo, em uma festa, em uma balada ou em uma apresentação teatral.
“Foi um projeto coletivo, que envolveu a equipe de arquitetos e a diretoria do clube. O processo foi longo, mas produtivo”, conclui Cecco.
Escritório
Termos mais buscados