Logo Construmarket
Banner

Casa Rex

Casa Rex
A Casa Rex – projetada pelo escritório Felipe Gonzalez Arzac Architect – é pequena, funcional e moderna, exatamente como desejavam seus proprietários. Imagens: Javier Agustín Rojas
Casa Rex
Casa Rex
Casa Rex
Casa Rex
Casa Rex
Casa Rex
Casa Rex
Casa Rex
Casa Rex
Casa Rex
Casa Rex
Casa Rex
Casa Rex
Casa Rex

Leveza e modernidade

Texto: Vitória Oliveira

Um casal de moradores da província de Buenos Aires, na Argentina, convidou o arquiteto Felipe Gonzalez Arzac para projetar sua nova morada: a Casa Rex. A ideia principal era construir uma residência que desafiasse a gravidade – suspensa no ar, mesmo apoiada sobre dois pilares de concreto.

A morada escultural foi projetada para uma família que adora receber seus convidados com frequência. Assim, o escritório buscou priorizar uma ampla área de lazer para que pudessem desfrutar de bons momentos.

O elemento, por fora, é o volume que dá personalidade ao lar e gera muitas sensações – de perder os limites da gravidade e confundir interiores e exteriores Felipe Gonzalez

Organização fluida

Os ambientes da residência foram organizados em dois pavimentos – térreo e primeiro andar – totalmente diferentes em sua materialidade.

No térreo estão as salas de estar e jantar, a cozinha e uma área para festas. Quando os caixilhos de vidro se abrem, esses ambientes se estendem para a área de lazer com uma piscina. Além disso, à frente do bloco de concreto está a garagem. Ainda no pavimento, atrás das áreas de serviço e social, estão dois dormitórios destinados às crianças e hóspedes.

“Todos os espaços estão orientados ao centro do projeto e se expandem para o exterior”, conta o arquiteto Felipe Gonzalez.

A conexão entre o térreo e o primeiro andar é feita por uma escada que é bem provida de iluminação natural, graças à abertura zenital com vista para o céu. Assim, os moradores podem contemplar os diferentes estados antes de entrar no volume de concreto suspenso no andar de cima.

Uma caixa de concreto totalmente discreta abriga a suíte principal, que fica no primeiro andar. “O elemento, por fora, é o volume que dá personalidade ao lar e gera muitas sensações – de perder os limites da gravidade e confundir interiores e exteriores. Além disso, garante um silêncio absoluto aos proprietários devido ao material e à composição arquitetônica”, explica o arquiteto.

Fachada discreta

O volume em balanço na fachada está apoiado sobre dois pilares circulares e uma parede que se estende até a garagem. O escritório buscou preservar o aspecto natural dos elementos – concreto aparente e madeira – para criar uma harmonia entre os materiais.

O resultado foi um projeto arquitetônico com espaços abertos que possibilitam a integração com a área de lazer e, ao mesmo tempo, com o entorno.

Veja outras residências com volumes em balanço na Galeria da Arquitetura:

Casa Neblina, por FGMF Arquitetos

Residência L5QF, por Gabriel Bampa Arquitetura

Casa LB, por Jobim Carlevaro Arquitetos

Escritório

  • Local: BU, Argentina
  • Conclusão da obra: 2018
  • Área construída: 230 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados