Logo Construmarket
Banner

Casa Closed

Casa Closed
Com formas geométricas puras, a Casa Closed se destaca por ter fachada cega e paredes sem aberturas. No interior, contudo, ela é toda aberta para o lazer e para a paisagem do entorno. Imagens: Javier Agustin Rojas
Casa Closed
Casa Closed
Casa Closed
Casa Closed
Casa Closed
Casa Closed
Casa Closed
Casa Closed
Casa Closed
Casa Closed
Casa Closed
Casa Closed
Casa Closed

Morada escondida

Texto: Vitória Oliveira

A frase “arquitetura é escultura habitada”, de autoria do artista romeno Constantin Brâncuși, foi inspiração para o escritório Felipe Gonzalez Arzac arquitecto ao projetar a Casa Closed – que está localizada em Buenos Aires, na Argentina.

“A linguagem racionalista, moderna e conceitual é materializada nessa moradia, do mesmo modo que as suas formas geométricas puras”, diz o arquiteto Felipe Gonzalez.

Cubo de concreto aparente

Com fachada cega e paredes laterais sem aberturas, o impacto visual é nítido: a sensação é de contemplar, do lado de fora, uma casa totalmente fechada e escura em seu interior, sem conexão com a natureza do entorno. Quando as luzes do interior são acesas, o efeito é contrário, já que a iluminação se expande por todo o eixo central e circulatório, clareando o entorno.

Grandes aberturas e ambientes integrados são prioridades do escritório. E nessa morada não foi diferente! Os ambientes são fechados com caixilhos de vidro que, quando abertos, se estendem ao exterior, buscando a dissolução dos limites.

O cubo de concreto abriga todo o programa da residência que é dividido em dois eixos: transversal principal e transversal secundário Foto: Javier Agustin Rojas

O primeiro eixo rompe a aparência estática do cubo de concreto e gera uma perspectiva linear, já que integra a cozinha com mesa longitudinal, sala de estar, galeria e piscina. Já no segundo eixo estão a suíte e o acesso principal à casa.

“Assim como uma obra de arte, a moradia oferece múltiplos olhares, limites dissolvidos e um jogo visual onde a arquitetura se torna essa escultura pronta para ser habitada”, explica Gonzalez.

O escritório optou pelo concreto por ser um material maleável e pelo vidro, para proporcionar máxima transparência. A combinação entre os dois elementos resultou em modernidade e leveza.

No interior da casa, o arquiteto explorou vasos com plantas grandes e pequenas para decorar os ambientes. As diversas espécies de vegetação proporcionaram aconchego e bem-estar aos moradores, além disso trouxeram o clima natural do exterior para o interior.

Veja outras residências na Galeria da Arquitetura:

PA House, por Studio Guilherme Torres

Casa C+C, por studio mk27

Refúgio Bocaina, por Bruschini Arquitetura

Escritório

  • Local: BU, Argentina
  • Conclusão da obra: 2017
  • Área construída: 190 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados