Nas mãos do experiente designer Felipe de Almeida, os desejos díspares de um casal acabaram se equilibrando com perfeição, resultando em um projeto de interiores atual, sofisticado e cheio de personalidade. O autor do trabalho buscou combinar o estilo clássico e maximalista da cliente com o perfil mais contemporâneo e minimalista de seu esposo, fugindo de modismos e do óbvio.
Localizado nos Jardins, em São Paulo, o Apartamento Melo Alves possui uma área extensa (de 350m²), mas revelava-se bastante desatualizado, a começar pelo piso elevado em todo o imóvel. O projeto de interiores trouxe novas soluções para os revestimentos, mobiliário, acabamentos e marcenaria, sempre pincelando elementos clássicos e contemporâneos.
Além da renovação dos interiores, o objetivo era atualizar o programa de necessidades dos clientes com ambientes que pudessem acomodar toda a família. Felipe de Almeida alterou a disposição dos dormitórios e fez da sala um espaço vivo e para ser vivido. O living com lareira está integrado à sala de jantar e ambos se conectam com a varanda, um espaço cercado pelo verde, que ganhou o afeto dos moradores.
Na entrada do apartamento, uma porta de muxarabi desenhada exclusivamente para o projeto trouxe desafios. “Como seu mecanismo não é convencional, ninguém queria executá-la”, relata a equipe do Estúdio Felipe de Almeida. Dotada de quatro folhas, ela pode abrir-se parcialmente no dia a dia ou completamente em dia de festa, transmitindo um clima de boas-vindas. Além disso, a solução deixa o hall de entrada mais iluminado e arejado.
Pensada para se tornar um espaço de convívio, a varanda é chamada de ‘sala do vinho’ e ‘sala do pôr do sol’. Totalmente integrada às salas de estar e jantar, recebeu um projeto de paisagismo assinado por Rodrigo Oliveira, que buscou trazer bem-estar aos moradores. A irrigação das plantas foi automatizada, assim como toda a iluminação do imóvel.
O forro de madeira aquece este ambiente e cria uma harmonia com o piso de porcelanato, ao longo do qual surgem extensos tapetes, feitos sob medida para o apartamento.
No projeto, predominam materiais como madeira, tecidos e pedras. A madeira foi utilizada em todo o apartamento, começando pelo piso de tábuas que vieram da região Sul, reaproveitadas de antigas fazendas e galpões e que passaram por um processo de restauração. São peças únicas que chegam a 6 m de comprimento por 43 cm de largura. O piso de madeira está presente também na cozinha e no forro da varanda.
A combinação de vários tecidos é uma marca dos projetos de Almeida. Aqui, eles foram usados em vários ambientes, forrando estofados e paredes das suítes e da copa.
Já as pedras foram utilizadas na cozinha, com o Sensa Vena Oro, e nos banheiros, com mármores travertinos e seixos, além da suíte master que possui um mármore branco Paraná na área do banho.
Apaixonado pela arte, o designer Felipe de Almeida não deixou faltar a arte popular brasileira na decoração, representada por objetos e peças de artesanato de comunidades espalhadas pelo Brasil. O projeto contou com uma curadoria minuciosamente pensada para cada espaço, pois a sua moradora também é uma apaixonada pelo mundo das artes.
Um dos destaques é a tela de Burle Marx, posicionada estrategicamente na sala de jantar de forma que as pessoas conseguem vê-la assim que entram no apartamento e podem contemplá-la da sala como um todo. É uma obra impactante, não só pelas cores, mas por tudo o que Burle Marx representa para a Arquitetura, o Paisagismo, o Design de Interiores e a Arte. O apartamento conta ainda com obras de Mariana Palma, Volpi e muitos outros artistas.
Por fim, o corredor íntimo que leva para os quartos ganhou uma parede cheia de memórias e recordações através das mais diversas fotos da vida da família, parentes e amigos.
Escritório
Termos mais buscados