Logo Construmarket
Banner

Casa Cubo - Maceió

Casa Cubo - Maceió
As caixas sobrepostas fazem jus ao nome do projeto – Casa Cubo –, afinal, esta é uma das características mais marcantes da residência. Imagens: Rogério Maranhão
Casa Cubo - Maceió
Casa Cubo - Maceió
Casa Cubo - Maceió
Casa Cubo - Maceió
Casa Cubo - Maceió
Casa Cubo - Maceió
Casa Cubo - Maceió
Casa Cubo - Maceió
Casa Cubo - Maceió
Casa Cubo - Maceió
Casa Cubo - Maceió

Geometria em blocos

Texto: Ana Marquez

Duas caixas sobrepostas com balanços de cinco metros e empenas de concreto que camuflam as aberturas, dando espaço para a privacidade e valorizando as formas puras, são características da Casa Cubo, projetada pelo escritório Fagá Arquitetura, que a tornam única. “Os proprietários queriam uma residência funcional, que explorasse as áreas envidraçadas e favorecesse a integração dos ambientes”, conta o arquiteto Rodrigo Fagá Rocha.

Localizado em Alagoas, o projeto foi pensado como um todo, exterior e interior, e o conceito nasce do estilo contemporâneo, mas com toques étnicos. “Minha principal inspiração buscou formas puras e retas, camuflando ao máximo as aberturas, sem perder a integração com o exterior”, relata. Além disso, o arquiteto conseguiu trazer todos os tons de verde e azul da paisagem para dentro da casa. “A leveza dos blocos e a integração com a paisagem, é o que mais me atrai no projeto”.

Solução espacial

A solução espacial conta com materiais distintos que evidenciam ainda mais essa volumetria e respeita a existência de uma palmeira com sete metros de altura no local. A construção abraça a árvore, que nasce no pavimento térreo e atinge o mirante do pavimento superior.

“Nesse projeto pudemos conferir contemporaneidade ao partido, por meio das placas cimentícias, e fazer referências regionais a partir do uso da madeira, que proporcionou calor à estrutura”, comenta Rodrigo.

Iluminação, ventilação e acústica

Claraboias sobre a edificação e grandes áreas envidraçadas com esquadrias possibilitaram um aproveitamento quase total da iluminação natural. A fachada lateral em balanço serve como um grande “brise soleil”, impedindo a incidência direta dos raios do sol.

“Para garantir a eficiência térmica, o revestimento da fachada foi fixado com insert metálico. A técnica cria um colchão de ar entre o revestimento e a estrutura mantendo o interior com temperatura amena”, explica Rodrigo. Os arquitetos também usaram iluminação pontual, que realça as peças de chão, valoriza as obras de arte e evidencia o mobiliário.

Escritório

  • Local: AL, Brasil
  • Início do projeto: 2008
  • Conclusão da obra: 2009
  • Área do terreno: 900 m²
  • Área construída: 600 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados