A Casa LP, projetada pelo escritório METRO Arquitetos Associados, tem dois volumes bem-definidos que organizam o programa de cada bloco. Do ponto de vista arquitetônico, os partidos diferenciam-se pelos materiais empregados, pelos balanços das extremidades e por uma fresta entre a viga do piso e a laje-cobertura.
São duas caixas horizontais longilíneas, uma sobreposta à outra, que seguem sentidos opostos no terreno. Com área construída de 190 m², a casa fica elevada a 45 cm em relação ao terreno, permitindo que toda a frente sirva de assento. O lote, de 520 m², ainda é marcado por um jardim que permeia a construção.
A equipe de arquitetos afirma que o térreo acolheu todos os espaços de permanência da casa, como as áreas molhadas – compostas pelos dois sanitários, cozinha e lavanderia –, que percorrem toda a extensão junto à divisa lateral, marcando o fim e o início do terreno. Sala e quartos se abrem para o jardim, no sentido transversal ao volume.
"O bloco superior foi designado para um escritório separado dos ambientes de convivência. O único elemento de união é uma escada localizada quase externamente à casa. Assim, o acesso possibilita subir e descer sem a necessidade de entrar nos espaços íntimos", explicam os arquitetos.
As estruturas escolhidas para compor os volumes também contribuem para uma diferenciação do conjunto da residência. "No térreo, por exemplo, há o predomínio do concreto armado com laje maciça e vigas invertidas. Os elementos de fechamento e vedação passam pelo concreto, vidro e painéis de madeira", afirma a equipe da METRO Arquitetos Associados.
Já o bloco superior tem uma construção bem mais leve, composta por estrutura metálica e fechamentos em chapa de aço. Isso também acentua a ideia de independência entre os volumes.
Nos ambientes é possível observar o uso do cimento polimérico no piso e o uso de deck; as paredes têm o predomínio da pintura acrílica acetinada branca, seguido de superfícies revestidas de concreto aparente e, até mesmo, chapa metálica ondulada de aço galvanizado.
Há, ainda, forros acústicos de gesso acartonado, portas de madeira MDF de 30 mm – folhadas com laminado tipo “freijó” – e de aço (com acabamento em pintura com poliuretano acrílico alifático na cor branco), divisórias de vidro temperado, entre outros elementos de estética contemporânea (ferragens específicas para cada ambiente, louças e metais sanitários com design suave e funcional, etc).
Escritório
Veja outros projetos relacionados
Termos mais buscados