Para revitalizar a Rodoviária Internacional de Rio Branco com a implantação de um novo projeto de comunicação visual, foi necessário analisar e modificar seus elementos formais de representação ao público. Por ser uma porta de entrada para o Brasil por onde pessoas de outros estados e países – como Bolívia e Peru – passam todos os dias, a nova sinalização precisou unir elementos de forma figurativa e sistêmica para facilitar o entendimento e a locomoção.
De acordo com Douglas Piccolo, arquiteto responsável pelo projeto, um sistema com códigos universais de sinais e símbolos – iconográficos, tipográficos e cromáticos – foi criado, ligado às outras atividades também planejadas. “A estratégia gerada para complementar o espaço foi a distribuição de mensagens fixas destinadas à atenção voluntária e seletiva dos usuários nos pontos estratégicos do espaço, que por sua vez, se predispõe a ações comportamentais”, explica.
A identidade visual ganha destaque logo na entrada, com as letras iniciais R e B em um novo logotipo. O projeto utilizou poucos elementos visuais, mas procurou passar o máximo de informação possível. “Isso faz com que o receptor tenha mínimo esforço para identificar e compreender os trajetos”, ressalta Douglas. Além disso, a aplicação da comunicação tátil nas paredes e pisos está de acordo com a norma ABNT NBR 9050.
Como diferencial, a nova comunicação utiliza técnicas construtivas com redesenho e atualização dos pictogramas. De acordo com Douglas, a linguagem cromática para a criação dessa identidade merece destaque. “A identidade visual foi baseada em caracteres fonográficos e subliminares ligados aos trevos rodoviários extremamente fortes”, conclui.
Escritório
Termos mais buscados