Logo Construmarket
Banner

Comunicação Visual da Rodoviária Internacional de Rio Branco

Comunicação Visual da Rodoviária Internacional de Rio Branco
Com mudanças na sinalização e nos elementos básicos de comunicação visual, rodoviária é repaginada para facilitar o acesso e o trânsito de pessoas. Imagens: Marcos Vicentti e Assis Lima
Comunicação Visual da Rodoviária Internacional de Rio Branco
Comunicação Visual da Rodoviária Internacional de Rio Branco
Comunicação Visual da Rodoviária Internacional de Rio Branco
Comunicação Visual da Rodoviária Internacional de Rio Branco
Comunicação Visual da Rodoviária Internacional de Rio Branco
Comunicação Visual da Rodoviária Internacional de Rio Branco

Uma nova identidade

Texto: Marina Cabral

Para revitalizar a Rodoviária Internacional de Rio Branco com a implantação de um novo projeto de comunicação visual, foi necessário analisar e modificar seus elementos formais de representação ao público. Por ser uma porta de entrada para o Brasil por onde pessoas de outros estados e países – como Bolívia e Peru – passam todos os dias, a nova sinalização precisou unir elementos de forma figurativa e sistêmica para facilitar o entendimento e a locomoção.

De acordo com Douglas Piccolo, arquiteto responsável pelo projeto, um sistema com códigos universais de sinais e símbolos – iconográficos, tipográficos e cromáticos – foi criado, ligado às outras atividades também planejadas. “A estratégia gerada para complementar o espaço foi a distribuição de mensagens fixas destinadas à atenção voluntária e seletiva dos usuários nos pontos estratégicos do espaço, que por sua vez, se predispõe a ações comportamentais”, explica.

A identidade visual ganha destaque logo na entrada, com as letras iniciais R e B em um novo logotipo. O projeto utilizou poucos elementos visuais, mas procurou passar o máximo de informação possível. “Isso faz com que o receptor tenha mínimo esforço para identificar e compreender os trajetos”, ressalta Douglas. Além disso, a aplicação da comunicação tátil nas paredes e pisos está de acordo com a norma ABNT NBR 9050.

Destaque para a linguagem

Como diferencial, a nova comunicação utiliza técnicas construtivas com redesenho e atualização dos pictogramas. De acordo com Douglas, a linguagem cromática para a criação dessa identidade merece destaque. “A identidade visual foi baseada em caracteres fonográficos e subliminares ligados aos trevos rodoviários extremamente fortes”, conclui.

 

Escritório

  • Local: AC, Brasil
  • Início do projeto: 2011
  • Conclusão da obra: 2012
  • Área do terreno: 180.000 m²
  • Área construída: 7.642 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados