A Yahoo – empresa que oferece serviços de Internet – tem passado por um processo de transformações internas. Como parte disso, os representantes da companhia resolveram mudar também o local onde a sede de São Paulo estava implantada desde 1999. Assim, o novo escritório encontra-se agora em um edifício da Avenida Brigadeiro Faria Lima, onde ocupa um único andar. Nos 1,8 mil m² de laje, o projeto de interiores, assinado pelo escritório DM/AM Arquitetura, é composto por diferentes espaços e nichos decorados com elementos circulares tanto nas paredes quanto no teto.
Segundo a arquiteta Bruna Cicarelli, a antiga sede da Yahoo, no bairro da Vila Olímpia, estava distribuída em mais de dois andares, o que, de certo modo, comprometia o funcionamento da empresa. A ideia para o novo espaço, portanto, era unificar as especialidades em apenas um pavimento com o objetivo de intensificar as operações e integrar os usuários.
“A implantação, além de resolver espacialmente as áreas de trabalho e as exigências técnicas, privilegiou a recepção bem como as áreas comuns”, afirma.
Por toda a planta da nova sede da Yahoo espalham-se amplas salas de reunião, nichos destinados a encontros informais e, ainda, pequenas salas para reuniões confidenciais. Principalmente na recepção, esse jogo de volumes é disposto em diversos ângulos, proporcionando uma pluralidade de ambientes. Ali, se destaca o balcão de inox exibindo um formato orgânico, enquanto, logo atrás, a divisória em laca ganha recortes circulares e coloridos com a cor roxa – em referência ao logotipo utilizado pela marca. Esse mesmo “mural” aparece em um dos corredores da sede, no entanto, com um material translúcido branco preenchendo os círculos.
Segundo Bruna Cicarelli, o colorido abriu espaço para elementos neutros, como o branco no piso e o cinza dos carpetes, que, juntos, compõem um ambiente tão refinado quanto descontraído. Isso permitiu a sutileza dos detalhes referentes à cor da empresa, como os grafites das áreas de convivência com o desenho de ponto de exclamação – outro traço presente na logomarca Yahoo.
O teto das áreas informais (recepção, café, corredores e área de descompressão) foi mantido sem forro; assim, é possível visualizar toda a infraestrutura e criar ambientes mais despojados. “A proposta era remeter a um espaço mais transparente, amplo e livre dos padrões antigos de escritório corporativos”, explica a arquiteta.
Instaladas nessa cobertura aparente, as luminárias foram pensadas com diferentes diâmetros e tipos de utilização de formas circulares. Há pequenas bolhas redondas (recepção e áreas de estar), círculos vazados (salas de reunião) e grandes arcos com revestimento acústico no centro (áreas de convivência). Para Bruna Cicarelli, “elas prestam-se como elementos para linguagem uniforme, expressão física e espacial característica da empresa”.
Em todas as salas de reunião, os clientes exigiram a instalação de equipamentos de videoconferência. Equipada com mesas retráteis e cadeiras empilháveis, a sala de múltiplos usos, por exemplo, possui um sistema de multimídia completo, com equipamentos chromebox, projetores, além de caixas acústicas embutidas no forro.
Escritório
Veja outros projetos relacionados
Termos mais buscados