O Escritório da Fazenda Santa Elisa, projetado pelo arquiteto Bruno Rossi, integra um conjunto de ações previstas para modernizar e adequar as instalações da propriedade, cujo principal negócio é a produção de laranja.
Localizada em Santo Antônio de Posse, interior de São Paulo, a fazenda estava com seus setores administrativos espalhados em pequenas construções feitas ao longo do tempo, que tinham sido adaptadas de antigas residências. O objetivo principal do projeto era, portanto, concentrar as atividades de escritório num único e novo espaço.
Uma das premissas, segundo Rossi, foi prever um espaço contínuo, sem a interferência de elementos fixos de estrutura e com divisões transparentes para que houvesse integração visual e física entre os usuários e o entorno.
O novo escritório foi desenvolvido em pórticos metálicos que se penduram em uma grande cobertura, também metálica, sem nenhum pilar interno, e que contém todos os elementos da infraestrutura superior. No piso, a laje de concreto está apoiada numa plataforma metálica solta do chão, em pequenos pilares metálicos. Assim, a construção se caracteriza por dois grandes planos preenchidos pelo programa.
A cota do piso é determinada por uma altura que garante aos usuários a vista da plantação de laranja enquanto estão nas suas posições de trabalho, sobretudo na sala de reunião principal.
O programa interno é composto pelas salas comercial e de RH, que estão localizadas na frente da via de acesso principal da fazenda. Ambas possuem grandes balcões de atendimento com a possibilidade de abertura total através de caixilhos em venezianas de madeira. Entre elas está a pequena sala do administrador da fazenda.
Do lado oposto, com a vista mais reservada para a plantação, estão as salas de reunião principal e de trânsito, que corresponde à sala de trabalho dos prestadores de serviço e clientes. Neste mesmo lado, ficam os sanitários e a copa, voltados para o interior do conjunto.
Todas as paredes possuem sistema de fechamentos leves com a aplicação de placas cimentícias aparentes no lado externo e pintura na parte interna. Os fechamentos transparentes são feitos em vidro temperado com perfis de alumínio e travamentos em perfil tubular metálico. Em toda a cobertura foi utilizado forro metálico em grade, que permite a visualização e a manutenção das infraestruturas de elétrica e iluminação.
Escritório
Termos mais buscados