Após reforma comandada pelo escritório David Guerra Arquitetura e Interiores, a residência Casa Jardim, construída nos anos 80, preserva a estrutura de madeira e prioriza a integração dos ambientes por meio dos jardins.
O morador, estrangeiro e diretor da filial brasileira de uma multinacional, escolheu o imóvel localizado no bairro Belvedere, em Belo Horizonte (MG), para abrigá-lo provisoriamente durante sua estadia no Brasil. Com isso, a principal preocupação na concepção do projeto arquitetônico foi transformar a residência em um lar para ele.
“Esse foi o grande desafio na reforma da Casa Jardim. Por isso, nos dedicamos a oferecer um local confortável e afetuoso, que acolhesse o cliente”, conta o arquiteto David Guerra.
Para sustentar a identidade da antiga casa, a estrutura de madeira de demolição foi mantida, da mesma forma que a fachada, pois não havia necessidade de reforços estruturais, somente a restauração do existente.
Para o layout, o maior objetivo consistia na requalificação completa da residência, o que aumentaria o vínculo do morador com o local. Dessa maneira, diversas paredes foram derrubadas, todo o mobiliário foi escolhido a gosto do cliente, ao mesmo tempo que a área de lazer, inteiramente repensada, recebeu adega, sauna, piscina, atelier e espaço gourmet.
O aumento do pé-direito proporcionou maior integração vertical, e a abertura completa da área de estar preservou o diálogo dos ambientes internos e externos.
“O projeto de interiores da Casa Jardim buscou a abertura do espaço a novos e múltiplos usos, sempre respeitando a personalidade dos moradores, da escolha dos móveis à organização espacial”, afirma Guerra.
Enquanto isso, tanto o projeto hidráulico quanto o luminotécnico foram pensados do zero, pois a intenção era trazer instalações modernas e seguras aos usuários.
Segundo David Guerra, como o projeto original era muito escuro, foi preciso priorizar as melhorias na iluminação natural, considerada vital para o sucesso da intervenção. “Pensando nisso, além de abrirmos os ambientes, optamos pela instalação de janelas zenitais, que contribuem para a entrada de luz”, explica.
Apesar de simples, o paisagismo assume uma posição central na Casa Jardim, já que o propósito da integração entre interior e exterior se fundamenta em proporcionar maior contato com a natureza. “Ele cumpre uma função mais sensorial que visual, mesmo dentro de casa”, finaliza Guerra.
Escritório
Veja outros projetos relacionados
Termos mais buscados