O desafio do escritório Consuelo Jorge Arquitetos ao projetar o hotel ibis Styles Anhembi foi convidar os hóspedes a viajarem pela história da aviação. O retrofit próximo ao aeroporto Campo de Marte, em São Paulo, serviu de inspiração para os autores idealizarem o criativo conjunto arquitetônico e decorativo.
Caracterizado como simples e básico, o projeto possui 1.200 metros quadrados de áreas comuns e 187 apartamentos. “O escritório participou de todos os processos, e toda a estrutura foi mexida. Ficaram praticamente só as paredes”, disse a arquiteta Consuelo Jorge.
O destaque é voltado para a decoração interna. “Ao entrar no empreendimento, o hóspede é convidado a decolar em uma viagem rumo aos primeiros passos da aviação. Os ambientes contam com referências históricas sobre o tema, citando grandes momentos de nomes da aviação, como Santos Dumont, que em 1906 fez o seu famoso 14bis voar 60 metros no ar em Paris, e de Amelia Mary Earhart, a primeira mulher a voar sozinha pelo Oceano Atlântico”, expõe a autora.
Em cada canto do hotel é possível perceber a temática presente, além do conforto termoacústico e da segurança nos ambientes. Pensando nisso, a arquiteta aplicou piso vinílico no revestimento do chão. O material antiderrapante absorve os ruídos do ambiente, mantém a temperatura agradável e é considerado sustentável por imitar madeira.
O escritório pensou em todos os detalhes para trazer o céu e as histórias aéreas para a “terra” e decidiu implantar a temática por todos os lugares: elevadores, quartos e lobby do hotel, com a réplica de uma pista de decolagem desenhada no piso. “Nos quartos, a intenção foi a de levar o hóspede ao céu, através de uma cabeceira em formato de nuvem e cores que remetem ao tema, criando um ambiente de relaxamento com muito humor e um toque pop. Aqui, a personalidade original se mistura à atmosfera acolhedora da marca”, completa a arquiteta.
O projeto é alegre e divertido, além de sustentável, pois todas as lâmpadas são de LED. O hotel ainda conta com fácil manutenção e com um sistema de captação de água da chuva. A ideia é que o hóspede ao passar pela pista de pouso, na recepção, e pelas nuvens dos dormitórios, não esqueça por onde andou. De acordo com Consuelo Jorge, “desenvolver um projeto de ibis Styles é sempre um grande desafio. Cada unidade possui personalidade própria, mas sem abrir mão dos pilares da marca. Tratam-se de histórias diferentes para contar, esta é a da aviação”, conclui.
Escritório
Termos mais buscados