Logo Construmarket
Banner

Botanique Spa

Botanique Spa
Localizado na Serra da Mantiqueira, em São Paulo, o Botanique Spa foi projetado para que os usuários tenham a impressão de estar do lado de fora, fazendo parte do cenário. Imagens: Vinicius Nunes
Botanique Spa
Botanique Spa
Botanique Spa
Botanique Spa
Botanique Spa
Botanique Spa
Botanique Spa
Botanique Spa
Botanique Spa
Botanique Spa
Botanique Spa
Botanique Spa
Botanique Spa
Botanique Spa

Integrado à beleza externa

Texto: Ana Marquez

Localizado entre as montanhas da Serra da Mantiqueira, no interior de São Paulo, o Hotel Botanique abriga um spa integrado com o corpo principal da construção, repleta de aberturas que impedem a limitação com o entorno. “É quase como se em todos esses espaços o usuário estivesse do lado de fora, fazendo parte desse cenário natural”, comenta o arquiteto Guile Amadeu, do escritório Coletivo de Arquitetos.

A riqueza natural presente nas paisagens das instalações do spa provocou os arquitetos a abrir as barreiras visuais existentes na construção original, propiciando uma frutífera relação visual. “As aberturas buscam esse contato com o entorno e formam parte intrínseca das intenções do projeto, pois acreditamos que é fundamental, para a grande maioria dos frequentadores do Spa, instigar a sensação de relaxamento e o rompimento com a vida urbana”, conta.

Desfrutar ao máximo a paisagem

O hotel foi construído em uma área exuberante e inexplorada, bem-desenhada pela natureza. As vistas espetaculares foram bem integradas ao bem-estar e marcam a intervenção do spa. “Desde o momento em que o usuário sai do elevador até quando usa a maioria dos espaços de permanência, a paisagem está sempre lá, fazendo-se presente e invadindo os olhos e as mentes que se propõem a relaxar e desfrutar”, relata o arquiteto Rodrigo Lacerda.

Fachada e áreas funcionais

O projeto da fachada destaca-se pelo conjunto de vidros temperados triplos que juntos suportam a carga lateral imposta pelo tanque de água, em uma das aberturas de fachada proposta pelos arquitetos.

“A parte funcional do spa e a gestão de suas atividades são essenciais para a perfeita dinâmica de funcionamento como um todo. Isso nos direcionou para a concentração de um único lugar, como por exemplo, a área de gestão de pessoas e a circulação de itens relacionados à manutenção e às zonas técnicas. As estações de distribuição de toalhas, estocadas no início das atividades diárias do spa, evitam a circulação simultânea de funcionários e hóspedes no local”, explica Rodrigo.

Outras particularidades do Botanique Spa impulsionaram algumas decisões, como a qualidade de silêncio para os visitantes. Para atender essa demanda, foram projetadas portas com tratamentos acústicos nas salas de massagem.

Projeto de paisagismo

Para o paisagismo, o escritório buscou explorar ao máximo a paisagem da Serra da Mantiqueira ao redor do spa, valendo-se do verde natural externo. Em patamar elevado e coberto, junto à piscina de imersão, encontra-se um jardim de líquens, espécie que se adapta bem às condições de pouca luz e umidade, características do local.

Interior

O projeto de interiores surgiu a partir de uma grande pesquisa iconográfica realizada pelos arquitetos, que estavam em busca de signos de ‘brasilidade’, mas com o cuidado de filtrar as referências folclóricas, a pedidos dos clientes. Por fim, optou-se por usar técnicas de Silicogravura, um tipo de artesanato elaborado com areias finas, coloridas e manualmente trabalhadas dentro de recipientes de vidro. Um verdadeiro processo de releitura às dinâmicas da arquitetura.

“O projeto se vale da prática típica de praias nordestinas, para criar uma relação lúdica com a tropicalidade brasileira por meio de painéis executados e expostos em algumas das paredes que compõem o conjunto do spa” expõe.

Escritório

  • Local: SP, Brasil
  • Início do projeto: 2012
  • Área do terreno: 700 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados