Texto: Naíza Ximenes
Em um terreno de 506 metros quadrados em Xangri-lá, no Rio Grande do Sul, o escritório de arquitetura Stemmer Rodrigues projetou a Casa Jardins, uma obra marcada pela grande integração entre elementos naturais e artificiais.
Já na entrada, dois grandes jardins justificam o nome dado ao projeto. O primeiro deles é descoberto, formado por um caminho de rochas, e leva a uma transição delicada para outro jardim, coberto por uma marquise.
Antes mesmo de entrar na casa, a materialidade do projeto fica bem evidente. Isso porque tanto o piso, quanto as paredes, pilares e marquises são de concreto aparente, ao passo que a madeira e o vidro definem todos os revestimentos restantes — juntos, eles compõem uma estética industrial contemporânea.
No início do corredor cercado pelo jardim coberto, há uma porta de madeira que leva a um cômodo completamente externo à morada: o escritório. Ele foi propositalmente afastado para proporcionar privacidade a quem o utilizasse e foi equipado com um lavabo e um depósito. As paredes ganharam um formato sinuoso que compõe o desenho da fachada.
Um pergolado em madeira Cumaru, coberto por vidro, recobre todo o corredor formado pelo jardim e o conecta ao volume principal da residência. Dois jardins adjacentes à pérgola, resguardados do vento, são destinados ao cultivo de ervas, temperos e frutos, proporcionando uma integração entre a cozinha e a natureza.
Esses espaços não apenas enriquecem a experiência sensorial, com também atraem pássaros, contribuindo para a atmosfera serena da moradia.
Há uma escada que leva ao pavimento superior, no fim do corredor, seguida por um dos destaques do projeto: a área social, onde estão a cozinha, a sala de estar e a sala de jantar, seguidas por varanda, pátio e piscina.
O térreo da residência direciona todos os caminhos para as varandas ensolaradas do amplo living, onde a há grande integração com a cozinha. A suíte principal — que também fica no térreo, na lateral da área social — ganhou uma varanda que se abre para o pátio e a piscina, proporcionando um ambiente arejado e luminoso aos proprietários.
O segundo pavimento abriga as demais suítes, todas voltadas para um lago próximo. Uma sala íntima complementa esse nível, oferecendo privacidade e autonomia aos hóspedes. Grandes aberturas envidraçadas promovem uma fusão natural entre os ambientes sociais internos e as áreas externas.
Confira outros projetos de Stemmer Rodrigues:
Escritório
Termos mais buscados