O Louvre Sofitel Hotel in Foshan ocupa 239 metros do edifício mais alto de Foshan, província de Guangdong, na China. O escritório CCD (Cheng Chung Design), de Hong Kong, utilizou o espaço grandioso para abrigar o amplo projeto paisagístico, uma cozinha dedicada à culinária italiana e 325 quartos.
O acesso ao hotel se dá por uma praça inspirada em Lingnan – área geográfica ao sul das Montanhas Nanling, também em Guangdong. Na praça, há uma lagoa com uma fonte em estilo francês que acompanha o visitante até o hall de entrada.
O salão onde fica a recepção oferece aos hóspedes a sensação de naturalidade e luxo ao mesmo tempo. De um lado, a vista é para um jardim ocidental ao ar livre, e do outro, vê-se o salão onde ocorre uma exposição permanente de móveis.
Já no lounge executivo, a palavra-chave é elegância. Nesse ambiente, foi explorada a cultura regional, como as imagens de Foshan Hills em telas de vidro.
Para acomodar os visitantes, o hotel dispõe de 325 quartos luxuosos com quatro estilos diferentes: chinês, francês, pós-moderno e moderno.
O chinês é composto de móveis e esculturas de madeira, tijolos e cerâmicas inspirados no artesanato popular da região de Lingnan. A madeira clara usada nos móveis combina perfeitamente com o piso de mármore colorido, em uma clara referência ao cenário tradicional/novo da China.
“Jardim do céu” é o nome dado aos dormitórios com temática francesa. Nesses quartos, os tons predominantes são o branco, o dourado e os que lembram madeira. As mesas e cadeiras curvas com bordas douradas são delicadas e deixam o espaço requintado. Na cabeceira da cama, uma coroa esculpida reforça a sensação de nobreza.
Os quartos pós-modernos esbanjam traços simétricos, cores sóbrias (como branco e preto) e decoração suave, com artesanatos e objetos decorativos europeus.
Por fim, os dormitórios modernos são compostos de blocos simples e materiais que misturam delicadeza e aspereza. O layout do espaço lembra habitações de Lingnan.
O restaurante Italiano ocupa 700 m² do 39° andar. Esse espaço é dividido em quatro salas de jantar, uma área para degustação de queijos italianos e um salão VIP. A decoração com mobília e mosaicos italianos deixa o ambiente confortável e elegante. No andar de cima fica o bar, com design baseado nas Thirteen Hongs of Canton (Treze Fábricas de Canton), que formavam o principal centro comercial nas dinastias Ming e Qing. Essa época é lembrada até hoje pelas relações comerciais liberais entre o oriente e o ocidente, o que promovia intercâmbio cultural.
O hóspede que percorrer o 7º, o 8º e o 9º andar vai deparar com o suntuoso Salão de Banquetes inspirado no Museu do Louvre e no Palácio de Versalhes, ambos em Paris, na França. O intuito é reproduzir o design clássico e fornecer uma privilegiada vista para o jardim vertical externo que ocupa os três andares.
Veja outros projetos de hotéis na Galeria da Arquitetura
Hard Rock Hotel, da CL3
Escritório
Termos mais buscados