Praticidade, criatividade e tons alegres resumem a reforma que foi realizada na sede da Beauty’in – empresa do segmento de beleza, bem-estar e saúde –, em São Paulo (SP).
Elaborado pelo estúdio CGAU Arquitetura, o projeto arquitetônico tinha como uma de suas exigências o prazo curto, já que o cliente precisava utilizar o novo espaço o mais breve possível. “Essa é a maior dificuldade nesse tipo de empreendimento. Como se trata de um ambiente que está encarregado de oferecer lucro, no final das contas, o quanto antes darmos essa possibilidade ao proprietário, melhor”, contam os arquitetos Bruno Garavelli e Fernando Casado, que concluíram a reconfiguração da Sede Beauty’in São Paulo em apenas um mês.
De acordo com eles, um projeto corporativo deve ser pensado visando o bem-estar dos colaboradores, de modo a oferecer praticidade e funcionalidade no desenvolvimento das tarefas profissionais. No mais, a intenção era representar a personalidade forte da empresária, Cristiana Arcangeli, e sua feminilidade marcante dentro da empresa.
Ao utilizar como inspiração o espectro colorido da marca e sua linha de produtos, o projeto da Sede Beauty’in São Paulo foge um pouco à regra dos ambientes corporativos mais tradicionais.
“As cores que aparecem em todos os espaços, da mesma forma que os materiais usados, como o piso da entrada e das salas de reunião em glitter colorido, causam sempre surpresa e encantamento aos visitantes”, empolgam-se Garavelli e Casado.
Nesse quesito, o vermelho é a cor mais recorrente, revestindo por completo a parede da recepção, além de pontuar as estações de trabalho e algumas portas. O restante fica por conta das embalagens dos próprios itens de venda da companhia e dos objetos de decoração.
Na remodelação da sede da Beauty’in São Paulo, não foram feitas mudanças estruturais, tendo sido apenas reposicionadas as paredes para um conceito mais moderno e aberto de escritório, conhecido como open office.
Assim, o layout das estações de trabalho possui um posicionamento em sentido perpendicular à grande abertura de vidro, ficando diagonalmente no salão principal. “Essa configuração inusitada permite que a luz natural ilumine todo o ambiente, sem ofuscar os monitores de trabalho”, explicam os arquitetos Bruno Garavelli e Fernando Casado.
Outra opção interessante se deve à sala da diretoria, que não se encontra isolada das demais. Ela fica em uma sala grande, juntamente com os outros diretores da empresa, o que facilita a comunicação e a tomada de decisões, com mais agilidade. No entanto, essa sala de diretores possui como fechamento uma estante em drywall e vidro, possibilitando o contato visual com o restante da empresa. “A porta pivotante vermelha desse ambiente também chama a atenção por sua cor e imponência”, finalizam os arquitetos.
Escritório
Termos mais buscados