A necessidade de viver com mais espaço e a vontade de ficar próximo à natureza levaram uma família a se mudar de São Paulo para uma espaçosa residência em Itu, a 74 km da capital. O movimento foi comum na pandemia, quando muitas pessoas se viram obrigadas ao isolamento social.
Num primeiro momento, eles decidiram alugar uma casa em um condomínio onde já viviam alguns amigos. Aprovaram a experiência e resolveram adquirir um imóvel na mesma cidade. Depois de muita procura, encontraram uma casa que estava sendo reformada por um grupo de investidores que planejavam vendê-la.
Apesar de renovada e com ambientes amplos e integrados, ela não refletia a personalidade dos novos moradores, que, por essa razão, convidaram o escritório Bustamante Arquitetura para atualizar a morada.
“A casa estava no final de um processo de retrofit quando fomos contratados para fazer o projeto de interiores. As intervenções na parte civil foram muito pontuais, somente o indispensável para trazer personalidade, aconchego e conforto à família”, contou André Bustamante, arquiteto e proprietário do escritório.
Segundo ele, a entrada do lavabo na área gourmet, que abria direto para a área social, foi alterada, promovendo maior privacidade para quem usa o banheiro. A cozinha, bastante ampla, ganhou uma ilha seca, com espaço para banquetas para refeições.
“Por fim, a alteração mais significativa no que se refere à obra civil foi a ilha da área gourmet, reconstruída a partir do balcão refrigerado existente que se tornou o ponto alto do ambiente", detalhou Bustamante.
No programa da morada, que conta com pouco mais de 500m², estão cinco suítes, escritório, sala íntima, living integrado à sala de jantar e à cozinha e área gourmet. Muitos desses ambientes estão voltados para uma mata fechada preexistente no entorno do terreno.
Com a premissa de dar personalidade à casa, propôs algumas alterações. A cor exterior bege com molduras brancas, escolhida pelos investidores, foi trocada por um cinza escuro com molduras pretas, de forma que combinasse também com a estrutura metálica usada para ampliação e criação da área gourmet.
Todo o mobiliário escolhido para a área gourmet tem acabamentos resistentes à umidade, permitindo que os moradores e seus convidados usem o espaço, que tem ligação direta com o deck da piscina, sem preocupação de danificá-los.
O living conta com grandes portas de vidro que dão vista para a mata nos fundos do terreno e promovem uma integração total com a natureza. "Para compor o ambiente e trazer a natureza ainda mais para perto, selecionamos móveis com acabamentos naturais como linho, palha, couro e madeira. Mantivemos o revestimento em tijolos de demolição, usado durante a reforma em uma das paredes, porque ele ajuda a aquecer o ambiente que é bem amplo e com pé-direito alto", explicou o arquiteto.
Por ser bastante extensa, a parede atrás do sofá, que percorre todo o living, tornou-se um desafio ao arquiteto. "Suas grandes dimensões pediam uma abordagem diferente, algo além de uma composição de quadros. Contratamos, então, a arquiteta e artista plástica Marcella Riani, que pintou um mural em tons terrosos, cheio de personalidade e que amarrou todo o projeto", concluiu Bustamante.
Escritório
Veja outros projetos relacionados
Termos mais buscados