Em cada ponto da Casa Painel é possível obter uma visão diferente. “A ideia era implantar uma residência com esta concepção de tranquilidade, poder observar o entorno e privilegiar as vistas, das matas que a rodeiam”, explica Bruno Rubiano, arquiteto responsável pelo projeto.
O escritório tinha como objetivo criar uma residência ousada, prática e funcional. O destaque são os painéis frontais, que dão nome a casa. Eles se deslocam conforme a posição do sol, a fim de proteger a residência durante o dia, porém, mantêm a luminosidade.
A escolha para a disposição dos espaços nasceu a partir da posição do sol em relação à piscina. “Pensando no modelo das casas que poderiam nascer no entorno, a piscina com borda infinita ficou voltada para a área que dá acesso às suítes, dando privacidade. A ideia é que parecesse uma cascata”, enfatiza o arquiteto.
“A poesia entre o aço e a madeira, faz da Casa Painel um projeto ousado de traços retos com sua própria originalidade”, comenta Bruno. A parte estrutural foi feita toda em metálica, por ser mais fácil e ágil a execução. “A proposta era suspender a residência e abusar dos balanços. Esta é a diferença da estrutura metálica para a estrutura de concreto: permite vencer grandes vãos com pouco dimensionamento”, relata o arquiteto.
Com o objetivo de economizar energia o arquiteto privilegiou a iluminação natural em todos os ambientes criando aberturas de vidro para que a luz do sol invada a residência. A luz no geral tem destaque de acordo com os ambientes, com cenários focados em objetos e automatizados.
Escritório
Termos mais buscados