Ao desenvolver o projeto arquitetônico da Casa MV, o escritório Bruno Rubiano Arquitetos procurou trabalhar de forma simplificada, funcional e sustentável.
Segundo o arquiteto Bruno Rubiano, uma das inspirações para o trabalho veio do próprio lote, localizado no município de Araçoiaba da Serra (SP). “O terreno tinha um declive, e a nossa proposta era fazer pouca intervenção. Adotamos um conceito contemporâneo com concepção de liberdade e sensação de flutuação”, relata.
A fachada foi feita com metal e madeira. A estrutura metálica é um dos destaques da obra. A residência foi elevada 30 cm do chão na parte posterior e 1,50 m da parte frontal.
Desenvolvido pela proprietária, Mirian Visintin, o projeto de paisagismo contemplou áreas internas (como banheiro e corredores) e externas (jardim vertical e plantas aquáticas, que foram utilizadas no espelho d’água).
O objetivo do layout foi gerar alguns pontos de integração, como entre cozinha, sala de jantar e sala de TV, e também entre área gourmet e piscina.
“Gostei muito da forma como integramos a garagem com a estética da residência e os demais ambientes. Os banheiros, por sua vez, foram integrados com o paisagismo de toda a casa”, comenta Rubiano.
Com foco na sustentabilidade, o projeto previu reúso de água e aproveitamento de iluminação natural em diversos pontos da casa. Além disso, visando uma construção econômica, o arquiteto utilizou um sistema construtivo sem vigas metálicas e com vãos concentrados.
“No projeto de iluminação houve aproveitamento total da luz natural. Focamos nos pontos que poderiam dar destaque ao mobiliário e objetos decorativos”, conta.
Materiais como o aço, a madeira e o cimento polido predominam no projeto. O aço foi utilizado em toda estrutura, já o concreto polido foi usado em todos os ambientes, exceto nas suítes. A madeira, por fim, foi usada em toda a fachada.
Conheça outras casas construídas com princípios de sustentabilidade:
Escritório
Termos mais buscados