Texto: Naíza Ximenes
Localizado no complexo industrial da Castelatto, empresa focada na fabricação de revestimentos, o escritório de arquitetura Biselli Katchborian Arquitetos Associados projetou o Pavilhão Castelatto nos arredores de Atibaia, uma cidade do interior de São Paulo.
Cercado por colinas baixas e áreas verdes preservadas, o terreno é majoritariamente ocupado pelos galpões de produção, deixando um espaço menor para o showroom da multinacional.
O pavilhão ocupa 2.350 metros quadrados de área, exibindo um vasto portfolio e expandindo a proposta da empresa de incluir espaços dedicados à exibição de arte nas filiais.
A singularidade do projeto está na qualidade dos espaços, idealizados para serem amplos e bem iluminados, integrando pátios-jardins e espelho d'água. Os materiais utilizados, do portfólio da marca, refletem a maestria da empresa no uso do concreto arquitetônico.
Com o intuito de enfatizar os espaços expositivos, fundamentais para o Pavilhão, o projeto destaca-se pela concepção de um percurso envolvente, ou seja, uma promenade arquitetônica.
Na arquitetura, o termo promenade refere-se a um percurso intencional pelo edifício, que é guiado por elementos como a disposição dos espaços, a orientação das aberturas e a utilização de materiais e texturas. O objetivo é criar uma experiência sensorial e emocional para o usuário, que vai descobrindo o edifício aos poucos, de forma gradual.
A promenade arquitetônica pode ser utilizada em diferentes escalas, desde edifícios individuais até cidades inteiras. Em edifícios, ela pode ser utilizada para guiar o usuário através de diferentes ambientes, como espaços públicos, privados e semiprivados. Em cidades, ela pode ser utilizada para criar uma conexão entre diferentes espaços, como parques, praças e edifícios públicos.
No Pavilhão Castelatto, a promenade se dá logo no acesso externo, passando por praças, galerias, espaços expositivos, auditório, espaços para eventos até o terraço. A circulação é contínua, sem barreiras.
Cada ambiente possui uma identidade distinta, enquanto a circulação flui sem portas ou bloqueios, enfatizando a importância do trajeto. As estruturas metálicas e o steel frame são destaques, com uso marcante do concreto arquitetônico em diversas especificações.
Os brises de concreto revestidos na cor branca contornam uma das laterais das passarelas, bem como os brises e panos de vidro e as paredes de concreto aparente. O paisagismo é outro destaque da obra: espelhos d’água, jardins internos e externos, arbustos e árvores maiores permeiam os caminhos.
O projeto foi desenhado em aproximadamente 6 meses. A equipe de arquitetura acompanhou a execução da obra, concluída em cerca de um ano. O Pavilhão Castelatto destaca-se não apenas como um espaço de exposição, mas como um marco representativo e integrado à paisagem e identidade da empresa.
Confira outros projetos de Biselli Katchborian Arquitetos Associados:
Escritório
Termos mais buscados