Logo Construmarket
Banner

Casa Origami

Casa Origami
A Casa Origami é morada de uma família que desejava ambientes amplos, fluidos e aconchegantes. Por Bernardes Arquitetura. Imagens: Leonardo Finotti
Casa Origami
Casa Origami
Casa Origami
Casa Origami
Casa Origami
Casa Origami

Um lar tranquilo

Texto: Vitória Oliveira

A Casa Origami – morada de um casal que decidiu fugir da correria da cidade grande – está localizada em Porto Feliz (SP) e foi projetada pelo escritório Bernardes Arquitetura.

Constantemente, os moradores recebem a visita dos filhos e netos, por isso desejavam um programa amplo, fluido e com área de lazer. A casa possui três quartos – inseridos em um pavilhão de estrutura metálica com fachadas protegidas por brises de madeira cumarú –, escritório confortável, cozinha e área social (salas de estar e jantar com varanda integrada) no térreo. A sala de estar se integra à varanda através das grandes esquadrias de vidro.

No pavimento inferior, estão três quartos de hóspedes. Os clientes queriam uma casa térrea, de uso prático, que tivesse toda a estrutura que eles precisassem para morar e trabalhar e que os ambientes do dia a dia estivessem integrados ao ambiente de trabalho. Todos os ângulos do projeto fazem sentido no terreno e surgem em função das suas condições naturais, respondendo a questões de topografia, insolação, ventilação, entre outras.

A piscina com borda infinita proporciona uma belíssima vista para a paisagem Foto: Leonardo Finotti 

A empena de concreto se transforma na cobertura de toda área social da casa, como uma dobradura de papel. Sua implantação proporciona um convívio agradável. O acesso principal se liga ao escritório, espaço tão importante para o casal, onde este se comunica com a sala de estar, cozinha e áreas externas de jardim e varanda, possibilitando um uso simples de casa térrea durante todo dia.

Programa residencial

O concreto é o material de destaque da casa. A empena de concreto que se dobra, como um origami, estabelece o limite lateral e a cobertura do volume que abriga o setor social da casa. O elemento protege a face oeste da residência do sol da tarde e direciona a vista para o leste onde temos o sol da manhã e a vista para a mata nativa.

Todos os ângulos do projeto fazem sentido no terreno e surgem em função das suas condições naturais, respondendo a questões de topografia, insolação, ventilação, entre outras.

Sua implantação proporciona um convívio agradável. O acesso principal se liga ao escritório, espaço tão importante para o casal, onde este se comunica à sala de estar, à cozinha e às áreas.

Escritório

  • Local: SP, Brasil
  • Conclusão da obra: 2017
  • Área construída: 670 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados