Texto: Naíza Ximenes
Projetada pelo escritório Pietro Terlizzi Arquitetura, a Casa Lima é um exemplo de como a arquitetura pode trazer o aconchego de uma casa de praia para a cidade. Com 400 metros quadrados de área construída, a residência, que fica em Limeira (SP), foi distribuída em três níveis e projetada com materiais naturais como pedras, madeira e tijolos, proporcionando um ambiente acolhedor e harmônico.
A residência tem tudo o que uma casa de veraneio precisa: área de lazer otimizada e design definido pelo aconchego. O projeto faz referência a um grande arquiteto e paisagista brasileiro, Roberto Burle Marx, e possui um design marcado pela amplitude e conexão visual.
A Casa Lima tem três pavimentos, conectados por uma escada de concreto armado com degraus revestidos por madeira cumaru. O piso inferior abriga a garagem; o térreo, a área social; e o superior é dedicado à ala íntima.
Com acesso tanto pela garagem, quanto pela sala de estar no piso térreo, a casa recebe os moradores com muita luz natural. Isso porque o espaço de estar, jantar e cozinha, completamente integrado, ganhou grandes caixilhos de vidro em mais de uma parede, que permitem a entrada abundante de luz solar e de ventilação cruzada.
O design é definido por uma estética clássica, com elementos em branco e em madeira. Os detalhes em tijolinho na parede e em palha indiana na divisória criam um cenário quase bucólico ao projeto. A proposta se repete na varanda gourmet, que ainda tem elementos em concreto aparente na porção superior do pé-direito duplo.
A transição da área interna para a área externa acontece por portas de correr com vão de nove metros, que permitem isolamento total dos espaços quando necessário. O ambiente, que é um dos destaques da Casa Lima, ainda ganhou muitas janelas em vidro no topo das paredes, bem como toda uma estrutura equipada para o lazer, como churrasqueira, balanço externo, deck suspenso e spa.
Em frente à varanda, fica a grande homenagem à Burle Max: a piscina. Inspirada no renomado arquiteto e paisagista brasileiro, ela apresenta linhas retas e curvas que remetem a uma área de lago. O piso, que imita madeira na passarela suspensa, e a pedra natural São Tomé no entorno da piscina, criam um ambiente modernista e agradável, perfeito para relaxar e admirar a paisagem.
Já na outra extremidade, ao atravessar a pequena ponte, fica o anexo do projeto. À esquerda, fica o balanço fixado ao pergolado, junto ao orquidário, que adiciona um toque lúdico ao espaço de lazer. À direita, a pequena sala para costura, que também tem muitos elementos em madeira.
A ala íntima, no piso superior, foi projetada para oferecer o máximo de conforto e privacidade. Os quartos são espaçosos e bem iluminados, com vistas para o exterior verdejante. O uso de materiais naturais, como madeira e pedra, não apenas cria uma estética acolhedora, bem como promove a sustentabilidade, aproveitando recursos locais e técnicas construtivas eficientes.
O resultado é uma residência que combina elegância e funcionalidade, trazendo a serenidade e o charme de uma casa de praia para o interior de São Paulo.
Confira outros projetos de Pietro Terlizzi Arquitetura:
Escritório
Termos mais buscados