Em contato com uma magnífica área verde de Riviera, litoral norte de São Paulo, o edifício Reserva da Mata tem design imponente e ao mesmo tempo acolhedor. Seu projeto arquitetônico foi assinado pelo escritório H2C Arquitetura, em parceira com o JAA Arquitetos e originou um volume único, formado pela curva de três terrenos unificados que determinaram a base para o seu traçado.
“Os idealizadores tinham em mente um empreendimento que gerasse o melhor aproveitamento do espaço, a diversidade de tipologias e a multiplicidade de áreas de lazer. A técnica construtiva buscou o menor impacto e a racionalização dos recursos”, expôs Helena Camargo, arquiteta do escritório H2C Arquitetura.
No projeto, foi prevista uma única torre com um átrio central que marcasse a entrada do Reserva da Mata. Uma das premissas para isso foi o estudo das unidades residenciais quanto à insolação, contemplação do mar e da mata atlântica – ao se observar o edifício de cima, é possível perceber a formação de duas asas abertas para o verde.
Segundo Camargo, o projeto teve inspiração no Edifício Copan, do arquiteto Oscar Niemeyer. Na volumetria da fachada, foi criada uma composição simétrica com um eixo central e pé-direto duplo em algumas unidades. “Escolhemos pastilhas de cerâmica para a entrada, buscando garantir durabilidade e resistência à maresia”, conta.
As varandas generosas do Reserva da Mata trazem o sombreamento desejado nos espaços internos. Camargo explica que os ambientes possuem ventilação cruzada para ajudar na eficiência térmica, e a luz natural que penetra nos espaços gera economia e sustentabilidade. Spas, piscinas e espelhos d’água conferem conforto aos frequentadores do espaço, bem como pergolados e caminhos em seixos rolados”, completa.
O projeto de interiores foi concebido com materiais naturais, como o bambu e a madeira de demolição, buscando-se trabalhar com fornecedores locais. Com isso, os ambientes internos ganharam o despojamento e a simplicidade de uma casa de praia, mas preservando o estilo contemporâneo e atemporal do Reserva da Mata.
O edifício recebe iluminação natural e possui cenários de iluminação indireta. “Encomendamos uma luminária de 3 metros de altura, feita pelo escritório SuperLimão Studio com alumínio naval, e a fixamos no átrio de entrada. Trata-se de uma peça única e irreverente”, conclui a arquiteta.
Escritório
Veja outros projetos relacionados
Termos mais buscados