Logo Construmarket
Banner

Publicis

Publicis
O projeto do escritório Athie | Wohnrath para a agência Publicis Brasil traz um conceito museológico atemporal extremamente impactante e elegante. Imagens: Divulgação Athie | Wohnrath
Publicis
Publicis
Publicis
Publicis
Publicis
Publicis
Publicis
Publicis
Publicis
Publicis
Publicis
Publicis

Apelo artístico

Texto: Ana Marquez

Utilizando como referência as obras do escultor americano Richard Serra, a equipe de arquitetura da Athie | Wohnrath criou um projeto de interiores atemporal e com um forte apelo artístico para a agência Publicis Brasil, que integra o Grupo PWW (Publicis Worldwide). Segundo a arquiteta Camila Favero, a intenção era criar algo compatível com o estilo adotado pela empresa em suas campanhas publicitárias, fortalecendo a sua identidade.

A agência está localizada foi na torre norte do Edifício Corporate Towers, em São Paulo, onde ocupa uma área de 1.720 m². “Desenvolvemos o projeto com o intuito de unificar em um mesmo lugar as empresas do grupo PWW e obter maior eficiência energética, sustentabilidade e conforto”, explica Favero.

Alterações na dinâmica de trabalho

O maior desafio dos arquitetos no projeto da Publicis foi a execução da recepção e da infraestrutura do forro. Como o elemento estrutural é solto da laje, foi preciso projetar de forma que não ficasse aparente, nesse caso, cobriram a infra de ar condicionado AC, sprinklers - componente do sistema de combate a incêndio que descarrega água quando é detectado fogo -, e instalação elétrica.

O que foi curioso no projeto é a mudança de conceito de trabalho. Antes, ficavam pulverizados, trabalhando em locais diferentes. Hoje, estão concentrados em uma laje e precisam se adequar à nova dinâmica de trabalho.

Recepção impactante

Na recepção, o objetivo dos arquitetos era criar um ambiente museológico atemporal capaz de impactar os visitantes já na entrada. “Desenvolvemos um grande volume circular feito de estrutura metálica e com acabamento em aço corten e criamos uma mesa em balanço para a recepcionista”, relata Favero.

Outro detalhe da recepção é a marca d’água com a cabeça do leão, um verdadeiro ícone da Publicis.

Os ambientes de trabalho são abertos, a fim de proporcionar maior flexibilidade e integração entre as equipes Foto: Divulgação Athie | Wohnrath

Ambientes agradáveis

Além de uma recepção impactante, o cliente também solicitou aos arquitetos ambientes de trabalho abertos, para proporcionar maior flexibilidade e integração entre as equipes. Os departamentos de apoio que necessitavam de maior privacidade foram executados com divisórias de vidro para garantir a iluminação natural e a integração visual.

As salas de reuniões são de diferentes tamanhos e formatos e ainda ganharam nomes inspirados na França, como Marseille, Lyon, Nice, Toulouse e Paris, uma vez que a Publicis Brasil faz parte de um grupo francês.

O projeto também conta com um bistrô, que é um ambiente adequado para receber clientes, fornecedores e amigos. Além disso tem o espaço de convivência, que, quando necessário, pode ser integrado à sala de brainstorming por uma divisória retrátil. Centralizado e composto por mesas, poltronas, games e TVs, esse ambiente recebe os colaboradores para happy hours promovidos pela agência ou para um simples café.

“Aplicamos o tom rubro da marca em locais estratégicos, como no rasgo da parede, no carpete e em algumas placas do forro na área de staff. É mais um dos itens que torna o projeto elegante”, comenta.

Materiais, iluminação e paisagismo

Nas salas de trabalho abertas, as mesas foram desenvolvidas em grandes plataformas, porém sem divisórias entre os postos. Os tampos na cor branca destacam o carpete listrado e dégradé, que garante o movimento do ambiente. Já nas áreas de circulação e reuniões informais, o carpete é chapado e sem desenho.

Todo o core está revestido em cimento queimado, proporcionando um ar urbano. No forro, encontramos volumes pintados na cor vermelha em referência a uma das cores da agência.

A iluminação é cenográfica e tem um grande peso no resultado final da recepção. Spots de piso e forro valorizam o volume, principalmente das paredes inclinadas.

Por fim, o projeto também conta com um paisagismo pontual – na recepção foram usados vasos e vegetação alta, e nas salas de reuniões informais, alguns cachepôs.

Escritório

  • Local: SP, Brasil
  • Conclusão da obra: 2015
  • Área construída: 3.500 m²

Ficha Técnica

Fornecedores desta obra

Veja outros projetos relacionados