A ideia de projetar uma nova sede para a 99 – empresa e aplicativo de transporte – surgiu com a necessidade de inovar e ampliar o espaço, que antes ocupava outro prédio. O projeto arquitetônico é de autoria do escritório de arquitetura athié wohnrath, que levou criatividade e diversão para dentro do ambiente corporativo. A integração de todas as áreas e a criação de uma Smart City nortearam o novo projeto.
“Nossa ideia principal foi observar um pouco a dinâmica de trabalho da galera. É um público jovem, por isso criamos um conceito de juntar o serviço para dentro do espaço e que – ao mesmo tempo –, permitisse todas essas atividades que exercem no dia a dia”, conta o arquiteto Sérgio Athié.
Os arquitetos buscaram criar espaços amplos e confortáveis, como as salas de reuniões fechadas e os espaços abertos para conversas breves. “Antes, não havia tantos espaços assim, era preciso agendar e esperar. Em razão disso, criamos vários ambientes bem definidos”, diz Athié.
Ciente de que a 99 costuma reunir todos os funcionários e os motoristas para participar de debates, o escritório criou uma arquibancada para grandes grupos.
Também há áreas de lazer, com um pub, uma sala de games e uma churrasqueira, onde os trabalhadores podem relaxar depois do expediente.
Os arquitetos brincaram com elementos relacionados à principal atividade da 99 – a mobilidade urbana, como as faixas de pedestre pintadas no piso, representando ruas e avenidas, áreas para estacionamento de patinetes e segway e espaços que lembram pontos de ônibus. Um dos objetivos era fazer com que as pessoas circulassem por toda a empresa, o que pode ser feito de patinete ou segway. Assim, os colaboradores teriam contato com colegas de outros departamentos.
“A galera ficou muito satisfeita com o resultado, pois consegue trabalhar muito melhor e, ao mesmo tempo, interagir com pessoas que não conheciam”, informa o arquiteto.
No projeto, o escritório buscou segmentar os espaços a partir de elementos pontuais que os identificam visualmente.
Nas áreas de trabalho, carpetes foram instalados para amenizar ruídos, como o som dos passos. As ruas e avenidas foram feitas com piso vinílico e faixas pintadas. Em outros espaços, como nas áreas de descontração, foi instalado piso amadeirado e carpetes coloridos.
Outro material bastante empregado foi o vidro. Ele está presente nas salas de reuniões, proporcionando transparência. Quem está dentro dela vê o que acontece do lado de fora e vice-versa.
Como a empresa estava em processo de desenvolvimento de um novo branding, o escritório explorou as cores da marca, como o amarelo e o preto, além de outros tons vibrantes que deixaram o ambiente criativo e descontraído.
O edifício possui certificação Leed, então, a iluminação teve de ser preservada, pois existe um limite de energia a ser consumida. Com isso, os arquitetos brincaram com pontos de luz criando ambientações diferentes nos espaços.
Para criar um design moderno para o projeto, os profissionais optaram por trocar as placas do forro por placas pretas e de madeira. “Como arquitetos, não queríamos só fazer um espaço bonito, mas que tivesse resultados positivos para a produtividade da empresa e a satisfação das pessoas”, finaliza Athié.
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