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Camper Together - Hong Kong

Camper Together - Hong Kong
Utilizando materiais simples e inspiração regional, o Atelier Marko Brajovic traz um estilo único ao projeto Camper Together. Imagens: Joe Chiung
Camper Together - Hong Kong
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Camper Together - Hong Kong

Design lúdico

Texto: Ana Marquez

A marca de sapatos espanhola Camper abriu filial em Hong Kong, na China, e esta nova unidade foi projetada pelo Atelier Marko Brajovic, dirigido pelo arquiteto croata radicado no Brasil, Marko Brajovic.

A loja chinesa está inserida no projeto Camper Together, um modelo de colaboração entre a Camper e importantes nomes do design, que visa a criar lojas diferenciadas pelo mundo, unindo culturas e incentivando a criatividade e a integração.

Com design original e lúdico, o trabalho de Brajovic na China proporciona uma experiência imersiva e cenográfica aos visitantes. “Os ambientes da loja foram envolvidos por densas camadas de cadarços de tênis, que se tornou o grande elemento decorativo”, conta o profissional.

Design exclusivo

A escolha do cadarço foi uma estratégia do Atelier para simbolizar o produto vendido pela grife. Usado no teto, ele tanto decora como dá vida à loja.

Segundo Brajovic, essa proposta de se pendurar cadarços no teto – usada em todas as lojas assinadas pelo arquiteto – tem raiz no folclore brasileiro. “Quando cheguei ao Brasil, fiquei muito impressionado com a cenografia das festas juninas e do forró. As ruas ficam fechadas, cheias de bandeirinhas e faz com que você se sinta parte daquele espaço. Essa era a impressão que eu queria passar com o teto de cadarços”, relata Brajovic.

Brajovic desenvolveu outras três unidades da rede – São Paulo, Melbourne (Austrália) e San Sebastian (Espanha), além da loja em Munique (Alemanha), que ainda está em construção. O que diferencia um estabelecimento do outro é o fenômeno natural da região, usado como inspiração. "No caso da loja de Hong Kong, encontramos uma foto de uma onda numa praia perto da cidade e a modelamos em 3D. Esta onda virou a instalação do forro da loja”, conta o arquiteto.

Material caracteriza o projeto

Todas as lojas da marca são decoradas com o mesmo material. O que pode variar, por exemplo, é a quantidade de cadarços – dependendo do lugar, usam-se mais de 300 mil.

A aplicação deles é um trabalho manual, com estrutura primária que dá volume de perfis. O elemento está preso com fita, em diferentes alturas, para formar os desenhos. Outro material que predomina é o vidro, aplicado na vitrine.

Iluminação pontual

A iluminação do projeto é primária, feita por focos de luz que iluminam os produtos. No teto, são usados os focos dimerizáveis. O piso e as paredes foram pintados na cor branca, enquanto o teto e o caixa ficaram em vermelho, ajudando a ressaltar os produtos.

Ambiente enigmático

A loja de Hong Kong se destaca por ser lúdica e simples ao mesmo tempo. Segundo Brajovic, é um projeto que pode evoluir. “O resultado é uma experiência relacionada à natureza. A loja não se impõe ao espaço, ela faz parte dele, como um elemento abstrato”, finaliza.

Escritório

  • Local: HO, China
  • Conclusão da obra: 2014

Ficha Técnica

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