Logo Construmarket
Banner

Casa da vista

Casa da vista
Com projeto arquitetônico assinado pelo Atelier Becker, a Casa da Vista possui ambientes contemplativos e uma localização privilegiada. Imagens: Estudiograma
Casa da vista
Casa da vista
Casa da vista
Casa da vista
Casa da vista
Casa da vista
Casa da vista
Casa da vista
Casa da vista
Casa da vista
Casa da vista

Um lar para bons encontros

Texto: Vitória Oliveira

A equipe do Atelier Becker teve um olhar extremamente cuidadoso ao projetar a Casa da Vista – pertencente a um casal que desejava um lar aconchegante para bons encontros com amigos e familiares e que priorizasse espaços contemplativos.

O layout da residência, que está situada em um condomínio fechado em Pato Branco (PR), foi pensado com o propósito de valorizar a vista para o entorno, a amplitude espacial e a incidência de luz solar. Grandes aberturas conectam os moradores com a paisagem local e proporcionam ventilação cruzada, que mantém o conforto térmico dentro dos ambientes.

“Durante o briefing, os proprietários pediram um programa comum, com dormitórios principais e de hóspede e área gourmet com espaço para eventos, mas também fizeram um pedido especial: que pudessem se acomodar no terraço para contemplar o horizonte e compartilhar longas historias”, conta a arquiteta Barbara Becker.

Programa em dois volumes

Da sala de estar é possível contemplar a paisagem da cidade local Foto: Estudiograma 

Inserida em um terreno com 600 m² e topografia acentuada, a casa foi disposta em dois volumes distintos. O volume principal organiza as salas de estar com terraço, a sala de de jantar e a área de serviços. Além disso, articula a circulação para as áreas íntimas compostas por três suítes. No subsolo, ficam a área gourmet com espaço para festas e o acesso ao jardim.

Os volumes suspensos buscam a orientação solar e a belíssima vista para a paisagem de Pato Branco. Ademais, estão apoiados sobre os pilares de concreto. “O pôr do sol invade a área de encontros, convidando os moradores à contemplação. A vista da cidade expande a sala de estar ao horizonte”, explica a arquiteta.

As cores e texturas são marcadas pela sutileza. O branco aparece em abundância nas paredes, no piso e elementos decorativos. Os arquitetos escolheram uma paleta de cores claras e o uso de acabamentos naturais – como a marcenaria de madeira maciça. O contraste ficou por conta da laje de concreto aparente e dos ladrilhos hidráulicos do piso que valorizam o modo artesanal de construção no Brasil. Essa composição conferiu leveza, conforto e modernidade à morada. 

O jardim serve de pano de fundo à área social e possui um papel essencial na dinâmica da casa, atuando como ponto de contato entre os habitantes e o ambiente externo.

Veja outras residências na Galeria da Arquitetura:

Residência Burgel 2, por Valliatti e Tomasi Patrão Arquitetura

Casa 11, por CoDA arquitetos

Casa M4, por Zooco Estudio

Escritório

  • Local: PR, Brasil
  • Conclusão da obra: 2015
  • Área do terreno: 600 m²
  • Área construída: 326 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados