A vista para a Baía de Guanabara e o Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, inspiraram desde o início o arquiteto Marco Benjamim, da MB Arquitetura, a projetar o escritório Lobo & de Rizzo Advogados.
O desafio era projetar um ambiente extraordinário, que refletisse a relevância do escritório no Rio de JaneiroMarco Benjamim Com uma área de 500 m² no 43º andar da Torre Rio Sul – o penúltimo andar do edifício – o espaço contempla, da recepção às salas de reunião e todas as aberturas voltadas para a bela paisagem da cidade maravilhosa. Para conseguir isso, Marco usou layout aberto e uma estrutura de paredes e vidros inclinados perpendicularmente aos forros de madeira.
A localização e o projeto arquitetônico privilegiados mostram muito mais que uma estética perfeita. “O desafio era projetar um ambiente extraordinário, que refletisse a relevância do escritório no Rio de Janeiro, com a sala de reunião vip voltada para o conhecido cartão postal da cidade, o Pão de Açúcar”, conta Benjamin.
Ao buscar esse princípio, o arquiteto optou por uma organização interna em ‘open space’, cujas estações de trabalho estão dispostas em composição orgânica acentuada à medida que se aproxima da fachada. “No ambiente de trabalho, com ampla área livre de circulação, o conceito orgânico está presente desde a disposição do espaço até o desenho das mesas e luminárias pendentes do forro.
O layout e design acabam retratando, também, a forma menos hierárquica de organização da empresa, que privilegia o coleguismo e a integração da equipe. Em resumo, um mimetismo natural à cultura carioca”, explica Benjamin.
O destaque do projeto está nas grandes luminárias pendentes e no forro composto por placas fono-absorventes que substituiu o anterior, totalmente removido. A nova cobertura ampliou a área e é ideal para ser usada em ambientes abertos, com estrutura aparente, pois oferece absorção sonora comprovadamente melhor – acima de 0,90 dB – se comparada ao forro mineral.
Mais próximo à área dos gerentes, junto à fachada, os fechamentos foram rotacionados e inclinados Um mimetismo natural à cultura cariocaMarco Benjamim desde a recepção até as salas de reunião, abrindo-se aos poucos e orientando a vista. “O modelo é estruturado pelas paredes e vidros inclinados da fachada, perpendicular ao teto amadeirado”, observa Marco.
Nas salas de reunião 1 e 2, o forro de madeira brasileira timborana se destaca. O material usado de forma continuada e incomum serpenteia entre teto, parede e piso. Ele está presente na face interna da sala de reunião 3 e face externa da sala de reunião 4, quebrando paradigmas e ajudando na absorção dos sons no ambiente. Apenas duas salas são integradas através de divisória retrátil.
O projeto foi o vencedor da categoria "Escritório de Advocacia – Obras Realizadas", do XI Prêmio de Arquitetura Corporativa, em 2012. A premiação é considerada a única no mundo a laurear tanto o arquiteto quanto o cliente final, no caso o managing partner de Lobo & de Rizzo Advogados, Valdo Cestari de Rizzo, e o arquiteto Marco Benjamin.
Escritório
Termos mais buscados