A necessidade de um espaço mais amplo, capaz de acomodar os clientes mais confortavelmente, levou o restaurante Nipô Sushi, em Florianópolis (SC), a mudar de endereço.
Com projeto arquitetônico do escritório AT Arquitetura, a nova casa – uma edificação de 148 m² já existente – ganhou uma atmosfera moderna que lembra os bares nova-iorquinos. A reforma do espaço buscou trazer ao local uma tendência industrial, com estilo jovem e descolado.
“Aproveitamos algumas referências dos galpões industriais de Nova York, como tons de cinza, concreto, materiais mantidos no seu estado original, tijolos aparentes, forro pintado de preto e madeira para equilibrar. Os painéis geométricos e a cor vermelha mais fechada fazem referência à arquitetura japonesa”, relata Tatiana Filomeno, arquiteta, urbanista e sócia proprietária do escritório.
Segundo Filomeno, a ideia era construir um ambiente agradável, sem ostentação e maior do que o anterior, para acomodar a fiel clientela do Nipô Sushi com mais conforto e funcionalidade.
Apesar da significativa reforma do espaço, ele não passou por grandes alterações estruturais. As fachadas, por exemplo, foram respeitadas. "Apenas inserimos um painel de madeira desenhado e executado por nós para aplicação da marca e identificação da entrada do restaurante”, conta Filomeno.
O grande desafio do escritório foi criar um restaurante que opera tanto no almoço, com mais iluminação e um aspecto mais comercial, quanto no jantar, quando a casa precisa transmitir aparência mais intimista.
“As fachadas do restaurante são todas de vidro, o que implica muita iluminação natural durante o dia. Para a noite, precisávamos criar uma iluminação cênica mais aconchegante”, diz a arquiteta.
A iluminação do sushi bar foi desenhada e executada exclusivamente para o restaurante, e as demais lâmpadas são em LED, totalmente funcionais e dimerizadas. Um painel de madeira com iluminação indireta foi desenhado para a entrada, apenas para efeito e estética.
Um dos objetivos dos proprietários era permitir uma interação dos clientes com os chefs e o preparo dos pratos, por isso, foi criado o balcão e o sushi bar, onde o barman prepara drinks da moda e atua em sintonia com o sushiman.
Protagonista do restaurante, o sushi bar conta com 7,7 metros de comprimento e possui uma vitrine de peixes. Os clientes que se sentam no balcão também conseguem acompanhar o preparo dos pratos quentes dentro da cozinha.
“O balcão foi revestido com tijolos rústicos e tem um tampo em pedra natural na cor preta. Por dentro é funcional, racional, limpo e asséptico. Atrás dele há uma estante regulável, com sistema simples e inteligente, onde são guardadas todas as louças e copos do serviço, além de objetos de decoração e garrafas do bar”, explica Filomeno.
O projeto de paisagismo foi aplicado nos canteiros do jardim externo e também no lounge de espera para demarcação do espaço. As espécies utilizadas são simples e comerciais.
O mobiliário do Nipô Sushi segue o estilo handmade (feito à mão), desenhado exclusivamente para o local. “O resultado ficou muito bom e deu personalidade para o restaurante. Desde os painéis decorativos e divisórios, até as poltronas do lounge externo”, conclui Filomeno.
Escritório
Termos mais buscados