Assinado pelo escritório Heloisa Losi Arquitetura, o projeto Salão Ventuno precisava ser atemporal e urbano, de forma a traduzir o estilo dos proprietários – um jovem casal de empresários inovadores.
O estabelecimento está localizado na cidade de Botucatu, em São Paulo e, para atender às necessidades do cliente, foi dividido em dois pavimentos. No piso superior ficou a área feminina, a área técnica e a lavanderia, e no térreo está a recepção, a área masculina, a Podologia e a administração.
Visando economia e facilidade de manutenção e limpeza, a fachada recebeu uma textura com efeito de concreto, que imita cimento queimado. Sobre ela, foi grafado o logotipo do Salão Ventuno em baixo relevo. A estrutura, por sua vez, foi pintada de cor preta.
“Nossa maior dificuldade foi conseguir uma altura suficiente para cada pavimento devido ao limite da área existente. Para isso, deixei a laje alveolar aparente, assim como toda a tubulação também”, conta a arquiteta Heloisa Losi.
Todo o pavimento térreo foi dividido com parede de gesso acartonado, tornando a obra rápida, funcional e econômica. O pavimento superior foi projetado com apenas uma parede para dividir a área química, sendo o pavimento todo integrado, o que proporciona sensação de amplitude. A adoção por portas de correr personalizadas foi um recurso utilizado pelo escritório para obter maior circulação.
Segundo Losi, o diferencial desse projeto é a estrutura industrial e as prateleiras e arandelas confeccionadas por um artesão da cidade em tubos pintados de bronze envelhecido.
A iluminação é aparente e em calhas, o que traz liberdade para direcionar e aumentar a luz conforme a necessidade de cada espaço. O design das peças é industrial – foram usados holofotes de diversos formatos, todos com lâmpada LED quente e fria gerando o resultado final da luz ideal. Em todos os espelhos foi projetada iluminação indireta em fita de LED.
De acordo com a arquiteta, o projeto Salão Ventuno adotou o estilo industrial, que traz modernidade, mas também remete ao passado, com seus traços vintage.
A inspiração veio do estilo de decoração que teve início em meados da década de 1960 nos Estados Unidos. Alguns elementos são característicos, como materiais rústicos, metais, exposição das estruturas, objetos de ferro oxidado, escovados ou que sofreram intempéries do tempo, couro, madeira e papel de parede.
Por trazer o conceito industrial com rusticidade e personalidade, o concreto foi amplamente utilizado no projeto. Além disso, os arquitetos lançaram mão de objetos decorativos modernos e divertidos, além de toques pontuados de cores.
A estrutura da escada e do corrimão são em aço com tirantes, e os patamares, em madeira maciça. O boneco e a manequim trazem um toque de humor ao espaço, e seus braços são alto-falantes.
“No salão feminino trabalhamos com uma paleta de tons quentes, como o laranja nos vidros das prateleiras e vermelho no estofado das poltronas. Na parte masculina, usamos tons mais fechados, como o preto nos estofados, a madeira nas prateleiras e tons vintage como o verde e o azul na sala de espera”, conclui Losi.
Veja outros projetos de salão de beleza:
Casa e Salão de Cabeleireiros em Orlândia;
Studio Kaze Paulista;
Jassa hHair Studio;
Escritório
Veja outros projetos relacionados
Termos mais buscados