O escritório de arquitetura Arealis desenvolveu o projeto arquitetônico da nova sede da instituição financeira Cetelem com base no seu modelo de projeto corporativo, que leva em consideração o bem-estar dos funcionários e a proposta de eliminar as barreiras físicas entre eles, valorizando o trabalho coletivo.
Em fase de expansão, a empresa teve sua nova sede instalada no bairro de Alphaville, em São Paulo, ocupando os últimos dois andares de um prédio comercial. Os pavimentos são conectados por uma escada que segue o conceito duplex. Ao todo, eles ocupam uma área de 3.000 m², na qual circulam cerca de 300 funcionários.
Na entrada da Cetelem, a recepção chama a atenção devido a uma longa mesa ovalada na cor branca, posicionada sobre um carpete de retângulos coloridos. Depois dela, chega-se à sala de espera, que tem um sofá embutido na estrutura da parede. Este móvel foi realçado por almofadas pretas e iluminação indireta.
Duas salas de reunião também se destacam no projeto. Uma delas foi fechada com vidro acústico para mais privacidade e a outra é aberta e conta com sofás e poltronas.
O principal objetivo do projeto foi dinamizar o espaço de trabalho, desfazendo a impressão que se tem de que corporações bancarias são ambientes demasiadamente sérios. Os arquitetos propuseram tanto áreas que preservem o trabalho em grupo mais informal quanto salas individuais para serviços que exigem maior concentração. “Concretizamos a proposta coordenando variadas entradas que convidam os usuários e o cliente a um ambiente mais animado”, explica o arquiteto Enrico Benedetti.
O projeto da Cetelem também conta com divisórias diversificadas que percorrem as salas dos diretores combinadas a um vidro que cruza todo um corredor coberto por um carpete de diferentes cores. “O uso de divisórias transparentes reduz o aspecto enclausurado e proporciona luz natural”, comenta o arquiteto e sócio Jean-François Imparato.
A área de circulação foi idealizada por meio de uma geometria irregular, favorecida pelas linhas do carpete. O espaço de trabalho possui áreas de descompressão que também podem ser usadas para reuniões.
A circulação promove a interação entre todos os departamentos da empresa e incentiva a comunicação espontânea. Os materiais e o uso de cores no revestimento do piso foram cuidadosamente selecionados.
“A premissa foi clara desde o início: evitar ao máximo os espaços fechados e criar ambientes que favoreçam o trabalho colaborativo e o fluxo da informação. O estilo deveria transmitir, nos novos ambientes, a essência da Cetelem, a confiança e a segurança, que é indispensável no mundo financeiro” conta Benedetti.
Na paleta de cores, o verde prevalece em suas várias tonalidades, com a presença do preto, do branco e do cinza, usados como elementos de equilíbrio monocromático. Os mesmos tons da logomarca foram incorporados ao mobiliário e ao carpete que recobre o piso de todas as áreas de trabalho.
Os arquitetos procuraram desenvolver a iluminação e a qualidade acústica dos ambientes em harmonia com o projeto, criando espaços inteligentes e personalizados para as necessidades de cada ambiente.
Outro detalhe importante é o uso exclusivo de tecnologia LED no projeto de iluminação, que funciona em concordância com o sistema de automação, equilibrando iluminação natural e artificial ao longo do dia.
Escritório
Veja outros projetos relacionados
Termos mais buscados